Descubra tudo sobre a alface Iceberg
De certeza que já comeu esta alface centenas de vezes e que a terá utilizado em muitas das suas receitas, mas conhece as características e possibilidades de comer esta variedade deliciosa? A alface iceberg está presente na gastronomia desde a antiguidade e já em Roma, Egipto e Pérsia era utilizada como planta medicinal e os romanos tinham o hábito de a comer depois de um jantar abundante, para conciliarem melhor o sono.
Mas a origem da popularidade deste alimento situa-se na América do Norte, onde lhe deram o nome de “Iceberg”. Dizem que este curioso nome lhe foi dado pelo seu inovador método de transporte refrigerado nos anos ’20 de leste para oeste. O que é verdade é que hoje em dia está presente em muitos dos nossos pratos e o seu consumo na Espanha aumentou 47% nos últimos 5 anos.
Descrição
Este delicioso ingrediente apresenta uma forma redonda e robusta constituída por folhas grandes e contém no seu interior uma grande quantidade de água. As suas folhas são crocantes e frescas, as mais próximas do centro costumam apresentar uma cor mais branca, enquanto as exteriores têm uma leve cor verde translúcida. O seu sabor caracteriza-se pelo facto de ser muito suave e aquoso.
Gastronomia
É comum encontrar esta variedade como base de saladas e combina-se bem com produtos ricos em gorduras como o queijo de cabra, abacate ou o salmão, entre outros. Além disso, a sua textura tão agradável e firme faz com que a iceberg seja ideal para ser consumida em hambúrgueres, sanduíches e tacos.
Gostaria de experimentar uma fantástica receita de wraps de peru com a Salada 4 Estações Florette? Esta salada contém uma harmoniosa mistura que combina a frescura da alface iceberg com a cor púrpura da couve lombarda e o sabor doce da cenoura. Descubra aqui esta simples e deliciosíssima receita. Se gosta desta salada, aconselhamo-lo(a) a surpreender os seus convidados com um aperitivo diferente: springrolls. Uma receita asiática tradicional com a qual a frescura desta alface se combina na perfeição. Tem a coragem de a experimentar?
Descrição
- A sua popularidade e o seu nome curioso surgiram na América do Norte.
- Forma redonda e robusta constituída por folhas grandes.
- Folhas crocantes e frescas de cor mais branca no centro e uma leve cor verde translúcida no exterior.
Sabor
- Caracteriza-se por ser muito suave e aquoso.
Gastronomia
- É comum encontrá-la como base de saladas.
- Combina-se bem com produtos ricos em gorduras como queijo de cabra, abacate ou salmão.
- Ideal para ser adicionada a hambúrgueres, sanduíches ou tacos, devido à sua textura crocante e firme.