Descubra tudo sobre o tomate
Alguma vez lhes perguntaram se o tomate é um fruto ou uma hortaliça? Na realidade, mesmo que lhes pareça estranho, o tomate é um fruto! Foi nos Estados Unidos no século XIX que um comerciante, tentando evitar os impostos sobre os vegetais, justificou que o tomate era um fruto e não um vegetal. Finalmente, decidiu-se que o tomate era um vegetal, justificando que este não era consumido como sobremesa, mas sim como ingrediente nas comidas, mas atualmente está demonstrado que, efetivamente, se trata de um fruto, dado que contém sementes.
Cerca de 95% da sua composição é água e o resto hidratos de carbono. Proporciona cerca de 20 Kcal por cada 100 gramas, pelo que tem um contributo calórico muito baixo. Tal como acontece com os outros frutos, contém uma maior quantidade de açúcares simples do que outros legumes (daí o seu sabor doce).
Tem uma quantidade significativa de fibras, potássio, vitamina C, E e A e betacaroteno. Tal como dizemos em “A importância das cores na nossa alimentação”, o betacaroteno proporciona uma grande quantidade de benefícios à nossa saúde. A forma como se poderá beneficiar melhor das suas propriedades será depois de triturado e aquecido, dado que a sua absorção é mais simples.
Existe uma grande quantidade de variedades, mas os mais consumidos no nosso país são o Tomate Cereja, Kumato ou também conhecido como Tomate Preto, Tomate Raf, Corazón de Buey, de Rama ou tomate Mallorquín. Não hesite em contar-nos qual é o seu tomate preferido nas nossas redes sociais!
Agora, trazemos-lhes várias receitas muito simples com as quais se pode combinar o tomate:
Salada de Grão-de-bico com Curcuma: Se for um amante do grão-de-bico, esta receita acompanhada de molho de tomate é a ideal. Desfrutará de um prato muito completo e cheio de energia, ao mesmo tempo que saboroso e fácil de preparar. Além disso, o toque de curcuma proporciona-lhe um sabor espetacular. Tem a coragem de o provar?
Gaspacho Andaluz: Com esta receita poderá desfrutar de todas as propriedades nutricionais que o tomate tem e, além disso, poderá levá-lo para onde quiser, pois só necessitará de uma garrafa onde o deitar e está pronto! Pode desfrutar dele, tanto como bebida, como num prato principal, pois tem uma grande quantidade de variações. Só costuma consumir este prato no verão, ou também no inverno?
Cobb Salad: Uma das saladas mais divertidas, tanto pela quantidade de ingredientes que tem, como pela variedade de cores que proporcionará à sua mesa. Poderá desfrutar dos benefícios, não só do tomate, mas também do abacate, ovo ou couve lombarda. É ideal para um jantar com amigos!
Como podem ver, o tomate tem uma grande quantidade de opções para poder desfrutar dele. Com qual é que ficariam? Deixem um comentário nas nossas redes sociais e contem-nos de qual é que gostaram mais!
Descripção
- Característica cor verde-clorofila.
- Talo longo e delgado que termina numa folha lisa arredondada.
- Textura fina e tenra.
Sabor
- Sabor intenso e com muito caráter.
- Grande persistência na boca.
- Leve amargor nasal que lembra o do rábano picante.
Gastronomia
- A forma mais habitual de o consumir é fresco em saladas ou acompanhado de outros legumes.
- Combina-se bem com queijo cremoso, queijo fresco, maçã, frutos vermelhos ou nozes.
- Podem ser consumidos cozidos em sopas ou cremes de verduras, proporcionando o seu toque especial.