Descubra tudo sobre Couve lombarda

A estrela deste artigo é a couve lombarda, também conhecida com diferentes nomes: lombarda, couve lombarda, repolho vermelho, repolho roxo ou couve vermelha. O seu aspeto é muito semelhante ao da couve ou repolho, mas contrariamente a esta, a couve lombarda é de cor vermelha – devido à presença de antocianina – e é levemente mais fechada. Tem um sabor muito leve e toques doces que a tornam muito versátil na cozinha.

Uma curiosidade da couve lombarda está no facto de o seu cultivo remontar à época dos egípcios, onde já era utilizada para remédios medicinais. E na idade média era conhecida como o médico dos pobres. Incrível! Graças à presença de antocianina, a couve é rica em antioxidantes, vitaminas C e E, potássio e enxofre.

O que é mais comum, no que se refere ao seu uso na cozinha, é encontrá-la crua em saladas, mas também pode ser cozida, utilizada em salteados, curtidos, sopas, cozidos, guarnições, etc.

Damos-lhe em seguida três ideias para que experimente cozinhar a couve lombarda em casa e surpreenda a sua família ou amigos, não só pelo seu sabor, mas também pela cor tão apelativa que dará aos seus pratos. Uma forma muito original de a incluir nos seus aperitivos consiste em preparar um suculento paté de couve lombarda ou preparar a conhecida Cobb Salad. Uma receita clássica norte-americana com numerosos ingredientes que dá um colorido impressionante a qualquer mesa.

Mas se o que procura é formas de desfrutar dessa couve fora de casa, descubra a nossa receita de Salada On The Go! Poderá ir variando com os alimentos de que mais gostar, mas recomendamos-lhe que inclua sempre esta verdura, dado que proporciona uma textura crocante incrível. Com estas três receitas será a estrela da cozinha.

Se não dispuser de tempo para cozinhar e quiser desfrutar do sabor deste alimento nas suas refeições, aconselhamo-lo(a) a experimentar a nossa receita Micro Asiática, um prato quente pronto para consumir que combina deliciosos noodles com verduras frescas. Ou se preferir preparar um salteado em casa, descubra as Verduras Para Saltear da Florette! Uma combinação de pimento vermelho, pimento verde, cenoura, couve branca, cebola vermelha e a nossa protagonista de hoje, a couve lombarda!

Descrição

  • Conhecida como couve lombarda ou repolho vermelho.
  • Rica em antioxidantes, vitaminas C e E, potássio e enxofre.

Sabor e cor

  • Cor púrpura.
  • Sabor muito leve e com toques doces.

Gastronomia

  • Pode ser consumida crua, cozida, em salteados, sopas, guarnições, etc.
  • Combina-se bem com qualquer alimento e proporciona um toque crocante.

Outros produtos


Quer saber mais?
Sugerimos-lhe que veja esta seleção de produtos.

Receitas


Encontre a sua receita de salada perfeita na nossa secção de receitas Florette