Benefícios e propriedades da Couve-flor
É apaixonado pela verdura? Apetece-lhe conhecer ideias originais para comer couve-flor de formas diferentes? Descubra aqui tudo sobre este alimento e desfrute ao máximo do seu sabor fantástico.
É proveniente da região mediterrânica oriental e na Antiguidade não era utilizada como alimento, sendo utilizada para o tratamento de algumas doenças correntes como as dores de cabeça. Os romanos foram os responsáveis pela promoção do seu cultivo e expansão, tendo o seu consumo chegado a triplicar-se nos últimos cinco anos.
Se quiser conhecer as características e formas como pode consumir esta riquíssima verdura, continue a ler. Não se arrependerá!
Principais propriedades e benefícios
A couve-flor é uma importante fonte de vitaminas, minerais e fibras, o que faz com que seja protagonista em numerosas dietas. Folhas alongadas e grossas protegem o seu coração; geralmente branco e formado de grumos compactos. Pode apresentar uma cor branca, verde ou violeta, dependendo da variedade a que pertença. Tem um gosto suave que por vezes pode apresentar um toque ligeiramente doce e, embora possa ser consumida crua, o mais habitual é ser consumida cozinhada.
Gastronomia
Combina-se na perfeição com a cenoura, o alho-porro ou a batata, compondo uma fabulosa sopa ou um suave creme de verduras. No entanto, uma das formas mais comuns de consumi-la é no cozido; um prato onde a couve-flor é combinada com brócolos, alcachofras, cenoura, feijão, etc. e que é muito saboroso!
Se o que procura são formas originais de incluir esta verdura nos seus menus, experimente preparar fantásticas panquecas com couve-flor, uma excelente forma de fazer com que as crianças comam verduras de um modo divertido. Já alguma experimentou a brandade de couve-flor? É uma forma diferente de comer este tipo de couve, ideal para cocktails e aperitivos.
Mas se aquilo de que necessita é uma solução para comer legumes de forma simples e rápida, experimente as Verduras para Micro no Vapor da Florette com brócolos, cenoura e couve-flor; são deliciosas e muito práticas para o seu dia a dia. Ficará encantado(a)!
Descrição
- Variedade de alface originária da região mediterrânica oriental.
- Os romanos foram os responsáveis pela promoção do seu cultivo.
Características
- Folhas alongadas e grossas protegem o coração.
- Coração branco composto por grumos compactos.
- Sabor suave com leves toques doces.
Gastronomia
- Combina-se bem com a cenoura, alho-porro ou batata.
- É muito comum consumi-la em cozido de verduras.
- Possibilidade de preparar muitos pratos diferentes.