Informação corporativa
  • Noticias /
  • Porque é que os rábanos proporcionam muitos benefícios?

Noticias Florette

Porque é que os rábanos proporcionam muitos benefícios?

15/09/2021

Apesar de não ser um dos vegetais mais comuns e, portanto, não ser consumido diariamente, o rábano proporciona grandes benefícios à nossa saúde. Por isso, hoje queremos que conheça um pouco mais sobre esta verdura que muitas vezes está na sombra das nossas receitas.
Mas, depois de ter descoberto um pouco mais sobre esta hortaliça de sabor fresco, picante e ligeiramente amargo, talvez mude de opinião e comece a incluí-la nos seus pratos. Porque além de ter muitos nutrientes, tem muito poucas calorias, o que a torna ideal para continuar a cuidar de si.

Embora existam diferentes tipos de rábanos, os mais conhecidos no Ocidente são os de pele vermelha com o interior branco e o preto. Na Ásia, no entanto, predomina o rábano japonês ou daikon, embora todos eles tenham propriedades semelhantes:

- Fonte de fibras: o seu alto teor de fibras ajuda a manter bons níveis de açúcar no sangue, além de melhorar e regular o sistema digestivo. Pelo facto de ser rico em fibras, consegue fazer com que se sinta saciedade e, portanto, ajuda a reduzir o peso.

- Diuréticos e digestivos: estes vegetais são compostos por uma grande percentagem de água, o que permite que se mantenha uma boa hidratação do corpo, e ajudam a eliminar toxinas. Além disso, a sua grande quantidade de água faz com que tenham poucas calorias e favoreçam o sistema digestivo e o sistema circulatório.

- Favorecem o sistema imunitário: os rábanos são uma fonte de vitamina C. Esta vitamina e antioxidante ajuda na proteção contra resfriados, vírus ou bactérias.

- Permitem uma melhor respiração: estas raízes, além de serem favoráveis para pessoas que sofrem de asma, dado que reduzem a congestão das vias respiratórias, também amolecem a mucosidade e favorecem a expetoração.

- Previnem as doenças cardiovasculares: o seu alto teor de potássio ajuda a regular a pressão arterial e, portanto, previne as doenças cardiovasculares. Além disso, contém um flavonoide com propriedades anti-inflamatórias, o que melhora a circulação sanguínea.

Agora é chegado o momento de começar a incluí-lo nos seus pratos! E haverá algo melhor do que uma salada fresquinha para se começar a habituar a este sabor tão especial? Propomos-lhe esta de Rabanetes, Salmão defumado e vinagrete de soja.

Para prepará-la, cortam-se os rabanetes em fatias, os tomates cereja em metades e o aipo em rodelas e deitam-se numa saladeira.
Em seguida, adiciona-se a salada Gourmet Florette e mexe-se o conjunto. Emprata-se no recipiente que mais agradar e coloca-se o salmão defumado sobre a mesma.

Por último, faz-se um tempero com molho de soja, azeite e mel, distribui-se pela salada e decora-se com o Topping de Frutos Secos Florette. Todos para a mesa!

Este topping também é ideal para ser incluído num dos pratos do momento, os Poké Bowls.

Propomos-lhe a mistura de sabores do mar com verduras e hortaliças, embora também o possa fazer com frango ou tofu. Em primeiro lugar, coze-se o arroz, elimina-se o excesso de água e deixa-se arrefecer enquanto se prepara uma mistura de soja, sumo de limão e azeite numa tigela.

Corta-se o salmão em bocadinhos e marina-se numa tigela durante 12 minutos. Entretanto, descasca-se e lamina-se o abacate, a cenoura e o rabanete em rodelas. Com todos os ingredientes preparados, coloca-se numa tigela o arroz e sobre este o abacate, a cenoura, o rabanete e o salmão. Tempera-se por último com coentros e sésamo a gosto, e toca a desfrutar!

É chegado o momento de começar a incluir cor e sabor nas suas receitas com os rabanetes. Já sabe como é que o vai introduzir no seu próximo prato? Conte-nos nos comentários.