Informação corporativa

Noticias Florette

Os benefícios da dança

31/05/2021

Aproxima-se o bom tempo, e com ele uma lufada de energia. O sol, as flores, o calor… fazem com que fiquemos alegres e nos sintamos felizes, pelo que é um tempo maravilhoso para nos convertermos na estrela da dança.

Há muitos tipos de dança: rumba, salsa, danças de salão, bachata, valsa, tango, breakdance… Cada um deles com um ritmo diferente, e é um facto que, com tanta variedade, é impossível cansar-se!

A dança é uma tendência e na Internet podem-se encontrar grandes êxitos para estarmos atualizados e nos convertermos nos reis da pista.
Além de poder passar alguns instantes divertido, a dança proporciona muitos benefícios à saúde, e não apenas porque nos ajuda a ficar em forma e cuidar da nossa mente!

Contamos-lhe em seguida a forma como ajudamos o nosso corpo de um modo saudável e sem um grande esforço.

1. Fortalece o coração: tal como acontece com qualquer exercício aeróbico, favorece a saúde do coração, reforçando o ritmo cardíaco e melhorando a capacidade pulmonar.

2. Diminui o colesterol: dançar é uma forma de praticar exercício físico, o que faz com que os níveis de colesterol no sangue diminuam, além de combater o excesso de gorduras e favorecer a drenagem de toxinas no corpo.

3. Aumenta a flexibilidade e a resistência: uma aula de dança por semana melhora o rendimento físico e aumenta os níveis de energia, pelo que contribui para o aumento da flexibilidade e da resistência, libertando o corpo de lesões.

4. Melhora a memória: ajuda a manter o seu cérebro em forma, pelo facto de aumentar a acuidade mental. Isto deve-se ao facto de a dança requerer a aprendizagem de diferentes movimentos e destrezas que se memorizam à medida que se vão repetindo. Além disso, permite o desenvolvimento de uma maior habilidade quando se efetuam duas tarefas em simultâneo, dado que há muitos movimentos que se executam ao mesmo tempo.

5. Ajuda a aumentar a autoestima: ajuda-nos a ficarmos mais ativos e melhora o estado de espírito e a confiança em nós mesmos, favorecendo uma melhor visão de nós mesmos e gerando serotonina, mais conhecida como a hormona da felicidade.

6. Reduz o stress: a música favorece o relaxamento e ajuda a focalizar a mente unicamente na própria dança, pelo que serve para desligar e libertar tensões.

7. Ajuda a socializar: favorece o melhoramento das relações pessoais, dado que é uma forma de estar em contacto com outras pessoas, o que ajuda a sentir empatia e a elevar o ânimo.

Tal como pôde observar, dançar é uma atividade que nos proporciona múltiplos benefícios, tanto físicos como mentais, favorecendo o seguimento de um estilo de vida saudável.

Tem a coragem de dançar connosco?

Depois de conhecer todos estes benefícios, não pode dizer que não quando for convidado(a) para dançar na pista. Já não há desculpas!

Deixe-nos nos comentários o que acha de todos os melhoramentos saudáveis que esta atividade nos proporciona e conte-nos qual é a sua dança preferida. Teremos muito gosto em ler as suas respostas!