Informação corporativa
  • Noticias /
  • O que é emulsionar? Descubra esta técnica culinária!

Noticias Florette

O que é emulsionar? Descubra esta técnica culinária!

3/07/2020

Sabe preparar maionese caseira? Então já sabe o que é emulsionar! É um facto que a maionese é uma das emulsões mais conhecidas, juntamente com o molho de alho, o piripiri ou os vinagretes, nossos favoritos! É um facto que não podemos imaginar uma salada sem um delicioso vinagrete. Ficamos encantados! E são ideais para a elaboração de receitas de saladas.

Mas, o que é emulsionar? A emulsão acontece quando unimos dois líquidos que em princípio se dispersam. É isto que acontece quando misturamos água e azeite, que não permitem a junção. Para se conseguir uma mistura e vencer esta situação, é necessário bater pouco a pouco adicionando o líquido mais aquoso ao mais viscoso, para que a espessura deste exerça pressão sobre o outro. Mas para que essa emulsão seja estável, é necessário adicionar um terceiro componente à mistura, que seja afim ao ingrediente mais viscoso e simultaneamente ao mais leve. Como? No caso da maionese, é o ovo que ajuda na emulsão, devido às suas proteínas.

Um dos melhores agentes emulsionantes, e um clássico da nossa dieta mediterrânica, é o azeite. Dado que não só realça, mas também proporciona sabor e brilho, além de ser muito saudável! Mas um dos riscos que se corre ao elaborar uma emulsão é que ela se corte, como por vezes acontece com a maionese.

Caso se veja que a maionese se vai cortar por excesso de azeite, pode-se adicionar um pouco de água morna. De igual modo, caso se tencione juntar vinagre, pode-se ferver previamente e evita-se o corte.

A principal razão pela qual uma mistura se corta está no facto de algum dos ingredientes estar a uma temperatura inadequada, como no piripiri, que se desligará quando estiver demasiado quente.

Mas nós gostamos de preparar vinagretes fantásticos para as nossas saladas favoritas, e é um facto que uma salada não é nada sem o seu tempero! Os vinagretes são molhos emulsionadas, graças à mistura de dois líquidos com densidades diferentes, habitualmente óleos, ou por vezes com iogurte, com natas… e costumam incluir outro ingrediente ácido como o vinagre. Além disso, para lhe darmos sabor, podemos condimentar com uma grande variedade de especiarias. Se preferir, pode começar por um básico, um vinagrete de salsa:

Varinha mágica na mão! Comece por misturar numa tigela o vinagre com sal e pimenta, adicione azeite e salsa picada e emulsione bem. Ideal para a sua salada de hoje!

E se preferir um molho mais elaborado e diferente para um prato mais especial, como esta Salada de Escarola com Emulsão de Tomate, basta que faça uma emulsão triturando os tomates pelados, 60 ml de azeite, sal e pimenta.


Seguramente tem os seus truques para preparar as melhores e mais saborosas emulsões! Conte-nos num comentário!