Informação corporativa

Noticias Florette

O que é a dieta japonesa

22/04/2021

Os japoneses são uma das sociedades com a maior longevidade do planeta, com uma esperança de vida de 84,21 anos e sendo um dos países com mais pessoas centenárias. Isto não se deve apenas à sua genética, mas também aos seus hábitos de vida e alimentação, que desempenham um papel muito importante.
Quer conhecer o que os nipónicos fazem para se manterem tão saudáveis nessas idades?

1. Não comer até ficar farto
Não comer até ficar farto, ou o que eles denominam de ‘‘Hara hachi bu’, é uma teoria que se baseia em comer apenas até a 80% da capacidade. Para os japoneses, esses 20% são o que prejudica a nossa saúde, dado que fazem com que nos sintamos mais pesados, os nossos órgãos se gastem mais e a digestão seja pior. Eles consideram que é precisamente esta a principal causa de algumas doenças crónicas do Ocidente.

2. Mastigar corretamente
Sobretudo nas zonas mais rurais, o hábito de comer devagar e mastigar bem está muito enraizado, dado que este hábito permite que o estômago trabalhe menos e melhor. Além disso, mediante esta ação de mastigar mais lentamente permite que nos saciemos mais e, portanto, comamos menos.

3. Baixo consumo calórico
Enquanto nos países ocidentais como na Espanha se consome uma média de 3.290 kcal por dia, no Japão o consumo calórico é de cerca de 2.900 calorias.

4. Hidratos de assimilação lenta
A dieta nipónica é composta, em grande parte, por vegetais, frutas e cereais. Isto é, hidratos de assimilação lenta e que, portanto, não se transformam em gordura tão rapidamente como outros hidratos de carbono. Isto permite-lhes uma maior saciedade com quantidades menores.

5. Baixo consumo de carne
No século VII esta proteína era proibida no país e, apesar de no século XIX ter voltado a ser permitida, a população continuava a pensar que a carne contaminava o sangue, o que fez com que não se tivesse tornado popular antes de 1960. Apesar disso, continuam a não consumir tanta carne como no Ocidente, dado que a sua dieta é mais baseada no consumo de peixe, algas e soja fermentada.

6. Alimentos da época e de proximidade
Os japoneses preferem basear a sua dieta em alimentos da época que crescem no campo sem pressa e que encontram nos mercados mais próximos.

7. Não seguir dietas rigorosas
No Japão, apesar de manterem uma alimentação saudável, não baseiam a sua alimentação na contagem de calorias, preferindo desfrutar de toda a comida, mas sempre sem se excessos. E é um facto que o Japão, graças a este tipo de hábitos, é um dos países com as menores taxas de obesidade.

8. Hábitos saudáveis
Além de todos estes hábitos saudáveis, além da alimentação, os japoneses também desenvolvem diariamente atividade física e mantêm uma rotina do sono constante. De igual modo, evitam os vícios, tomam banhos em águas termais e gostam de desfrutar da luz solar.

Tem a coragem de começar a cuidar de si, imitando o estilo de vida dos japoneses? Conte-nos nos comentários como é que o aplicaria no seu dia a dia!