Informação corporativa
  • Noticias /
  • Descubra o movimento Plogging!

Noticias Florette

Descubra o movimento Plogging!

09/05/2019

Todos sabemos como é importante cuidar de si próprio e manter rotinas no que se refere a exercício físico. Hoje em dia, a quase maioria da sociedade pratica desporto de forma habitual: o desporto está na moda! Isso significa que praticamente todos, ou uma grande parte, conhecemos os benefícios que envolvem o cuidado de nós próprios e manter uma vida saudável, mas, temos bem clara a importância de preservar o meio ambiente? E podem existir em simultâneo?

A esta última pergunta responde um novo movimento surgido na Suécia, denominado Plogging. Trata-se de uma combinação de atividade física e de conservação do meio ambiente, dado que consiste em correr ou caminhar e ir recolhendo pelo caminho os resíduos que forem sendo encontrados.

Com origem em Estocolmo, foi ganhando popularidade até alguns anos. Tanta popularidade que, rapidamente, se estendeu a toda a Suécia, tendo-se ampliado aos Países Nórdicos, chegando a toda a Europa e até aos Estados Unidos. Restam poucas nações que ainda não o conhecem e ainda não aderiram a este movimento.

O seu nome deriva da fusão do verbo “running” (correr em inglês) com a expressão sueca “plocka upp” (que significa recolher) e, atualmente, existem vários grupos que potenciam esta prática e que a fomentam, informando também os benefícios físicos que resultam da combinação destas duas atividades.

Correr ou caminhar já é, por si só, um bom exercício para o nosso corpo, mas se nos agacharmos para recolher um resíduo sempre que o encontrarmos no caminho, estamos a fortalecermo-nos ainda mais. Desta forma, não só corremos ou caminhamos, mas também completamos o exercício com uma série de agachamentos ao longo do percurso.

Além disso, devemos ter presente que uma das causas principais para realizar este exercício é a conservação do nosso ambiente e do meio ambiente. Portanto, ambas partes saem beneficiadas.

É uma forma de “aproveitar” uma rotina habitual, para fazer algo necessário: recolher num saco todo lixo da rua. Não há pessoal suficiente para limpar os resíduos de toda a superfície terrestre, pelo que esta ajuda é de vital importância.

Conhecia esta nova e necessária tendência? Conte-nos nas redes sociais a sua opinião sobre o Plogging, se o praticas os está a pensar adotá-lo. Vamos a isso?