Como passar menos tempo ao telemóvel

Se lhe perguntarmos qual a primeira coisa que faz ao acordar e a última antes de dormir, qual seria a sua resposta? Há muitas probabilidades de a sua resposta ser “olhar para o telemóvel”. Vivemos numa era digital que conseguiu fazer com que os telemóveis se convertessem, praticamente, numa extensão de nós mesmos. Se também sente que o telemóvel lhe está a “roubar” tempo de qualidade que poderia dedicar a outras atividades, recomendamos que continue a ler para ficar a saber como, apenas com pequenas alterações, pode dizer adeus a essa sensação 📱✨. 

1. Estabeleça horários de uso do telemóvel

Proponha-se fixar um objetivo realista para que o uso do telemóvel seja menor. O estabelecimento de horários específicos pode ser uma primeira meta que se pode traçar. Além disso, recomendamos que, no início, procure manter o dispositivo fora do seu alcance, para que seja mais simples para si.

2. Desative as notificações que não sejam essenciais

A receção de inúmeras notificações faz com que, por um lado, estejamos constantemente em alerta e, por outro, que a frequência de uso do telemóvel seja mais do que é necessário. Experimente desativar notificações não essenciais como jogos, redes sociais, lojas… e verá que a tentação de pegar no telemóvel com uma frequência tão baixa diminuirá. 

3. Limite o tempo de uso das aplicações

Outra forma efetiva que pode experimentar é limitar o tempo de uso de cada aplicação. O próprio telefone permite-lhe fixar um controlo, de forma que marque um tempo máximo de uso diário para cada app. O facto de ter esta função ativada irá ajudá-lo(a) a ser mais consciente do tempo que dedica a cada uma.

4.  Estabeleça uma rotina sem ecrãs antes de ir para a cama

Marque alguns minutos relaxantes, sem ecrãs, antes de se deitar; ler um livro ou meditar, por exemplo. Com isto, além de ajudar a reduzir o tempo que passa ao telemóvel, fará com que a sua qualidade de sono melhore.

Comentários

Atualmente não há comentários

Escreva um comentário