Em que é que consiste uma dieta plant-based

Alguma vez pensou em reduzir o seu consumo de carne para melhorar a sua saúde ou ajudar o meio ambiente? Num mundo em constante evolução, a dieta baseada em plantas emergiu como um enfoque alimentar transformador, desafiando as convenções tradicionais e promovendo uma alteração significativa da forma como concebemos a alimentação. Esta teoria nutricional baseia-se em dar prioridade aos alimentos de origem vegetal, reduzindo ou excluindo produtos de origem animal.

Numa dieta baseada em plantas, dá-se prioridade ao consumo de alimentos derivados de vegetais como frutas, verduras, legumes, grãos inteiros, frutos secos ou sementes. A finalidade deste estilo de vida é minimizar o consumo de produtos de origem animal. Nesta categoria existem variantes: a dieta vegana, que exclui os produtos de origem animal, ou a dieta vegetariana, que permite o consumo de lácteos e ovos.

Nos últimos anos, a dieta baseada em plantas ganhou popularidade no âmbito da nutrição e do bem-estar. Este estilo de vida opta por favorecer os alimentos frescos, sem aditivos e evita os congelados, onde as vitaminas e nutrientes se costumam perder no processo de congelação.

Existem muitos benefícios do seguimento de uma dieta plant-based. As verduras, frutas e legumes proporcionam muitos nutrientes benéficos para o nosso corpo e bem-estar. Estudos garantem que as pessoas que seguem uma dieta baseada em plantas são menos propensas a sofrer de doenças crónicas como a diabetes tipo 2, doenças cardíacas, ou cancro. Isto deve-se à grande quantidade de antioxidantes, vitaminas e minerais presentes nos alimentos frescos que deixamos em segundo plano quando seguimos uma dieta omnívora. Se ainda não visitou o nosso artigo sobre como otimizar os produtos frescos desta temporada, recomendamo-lo! Aproveite cada temporada e os seus alimentos frescos e saborosos.

Sustentabilidade

A dieta baseada em plantas tem impacto, tanto no bem-estar e saúde das pessoas como no meio ambiente e no planeta. A produção de alimentos de origem animal afeta a contaminação atmosférica, devido à produção de C02. No entanto, os alimentos vegetais necessitam de muito menos terra, água e energia. Esta opção é mais sustentável porque cuida da Terra e melhora a qualidade de vida de todos os que vivem nela.

Começar a seguir uma dieta baseada em plantas pode ser intimidante; não obstante, mudar de hábitos de forma gradual e aumentar de forma progressiva a ingestão de verduras e frutas frescas pode facilitar esta transição.

Na Florette, continuamos a melhorar cada dia na área da sustentabilidade, dando enfoque a três áreas: a social, a ambiental e a de bom governo. Convidamo-lo(a) a conhecer a nossa memória de sustentabilidade. Com isso queremos garantir transparência nas nossas ações sociais e manter a nossa liderança no mercado de forma sustentável e responsável socialmente. Quer saber mais? A nossa Memória de sustentabilidade completa está disponível para ler e até mesmo descarregar.

Lembre-se de que a inclusão de cereais ou produtos com base de farinha, como o pão, a massa ou as batatas, é essencial para se conseguir uma dieta equilibrada. Com esta variedade de alimentos, não é necessário recorrer a suplementos, dado que com uma dieta equilibrada é possível obter os nutrientes necessários.

A dieta plant-based é uma boa forma de melhorar a nossa saúde, contribuir com o nosso grãozinho de areia para cuidar do planeta e prevenir doenças crónicas. Mesmo que represente uma grande mudança no nosso dia a dia, este estilo de vida pode proporcionar grandes benefícios para o nosso corpo e o meio ambiente.

Comentários

Atualmente não há comentários

Escreva um comentário