Informação corporativa
  • Noticias /
  • O que são os alimentos funcionais

Noticias Florette

O que são os alimentos funcionais

21/05/2020

Ouviu falar dos alimentos funcionais? São aqueles que, além dos seus efeitos nutricionais habituais, têm outros adicionais que apresentam efeitos benéficos para a saúde, melhorando-a ou reduzindo o risco de se sofrer de doenças. Deve-se ter em conta que um dos seus requisitos é que continue a ser um alimento, pelo que se forem consumidos de outro modo, com outros substitutos, deixam de o ser.

Contêm substâncias como as fibras, minerais, vitaminas, ácidos gordos, antioxidantes… E tais componentes estão presentes no alimento de forma natural.

Estes alimentos devem estar presentes numa alimentação saudável, e só podem oferecer benefícios se o seu consumo for acompanhado de um estilo de vida saudável, isto é, se forem um complemento. Deve-se ter em conta que, se ingerirmos estes alimentos em excesso, o seu efeito pode não ser positivo.

Portanto, nunca devem ser tomados como substitutos de uma dieta equilibrada, mas como parte de um estilo de vida e alimentação saudável e, além disso, deve-se ter em conta que não curam nem evitam doenças por si mesmos, mas que são benéficos.

Então, quais são os alimentos funcionais? Referimos-lhe alguns exemplos para que os possa incorporar na sua alimentação:

- Probióticos: contêm bactérias vivas que provocam efeitos no intestino e ajudam a melhorar a resposta imune do organismo, assim como a reidratação.
- Prebióticos: favorecem o desenvolvimento de determinadas bactérias no intestino, pelo que ajudam no funcionamento do sistema digestivo e na prevenção de doenças.
- Fibras: trata-se de material vegetal que resiste à digestão e absorção. Normalmente está presente nos vegetais, legumes, frutas e cereais. A sua ingestão está associada a diversos efeitos benéficos, como o melhoramento do trânsito intestinal.
- Antioxidantes: neste grupo encontram-se as vitaminas C e E, que ajudam a evitar a oxidação dos tecidos e desaceleram o processo de envelhecimento.
- Vitaminas e minerais: como a vitamina D e o ácido fólico, que além de favorecerem a gravidez, ajudam a diminuir a fadiga e o cansaço.

Como combiná-los numa alimentação saudável? Na Florette poderá encontrar os benefícios dos alimentos funcionais nas nossas Saladas Detox, Antiox e na nova referência Ativa. E haverá algo melhor do que preparar uma deliciosa receita!

Uma saborosa salada rica em vitaminas e com um toque de citrinos, a Salada Ativa com Tangerina.

A nossa Salada Ativa é fonte de Vitaminas A e C, além de Ácido Fólico, graças aos seus rebentos de espinafres, beterraba em tiras, rúcula e rebentos de alface vermelha. Como preparar uma salada deliciosa? Comece por alguns dos ingredientes: descasque e corte a cebola vermelha em juliana e coloque-a numa saladeira. Adicione também a tangerina sem casca e em gomos, e os rebentos de luzerna.

Junte os ingredientes anteriores à salada Ativa e tempere a salada com sal, azeite e vinagre de Jerez, e misture o conjunto. Decore a salada com lascas de parmesão e nozes. Deliciosa!

Salada Morna de Lagostins, com a nossa fantástica mistura Antiox.

Uma salada muito completa e deliciosa! Graças à mistura Antiox, a fonte de vitamina C de que necessita, terá um antioxidante natural que evita a oxidação celular.

Para a receita, comece por cortar os tomates a meio e triture-os. Tempere com sal e pimenta, adicione um pouco de azeite e reserve.

Esprema meia lima e misture o sumo com 5 colheres de maionese. Para os lagostins, descasque-os e introduza um pau de espeto pela extremidade da cabeça até chegar à outra extremidade. Cozinhe numa sertã com azeite até que fiquem ligeiramente dourados.

Deite um pouco de salada na base, sobre ela uma colher de polpa de tomate e cubra novamente com mais um pouco de salada. Coloque 3 lagostins e decore com o molho de maionese, cebola crocante e cebolinho picado. Uma receita incrível e saudável!

Cuide de si com a mistura Detox! E combine-a com abacate e nozes.

Tenha a coragem de preparar esta saborosa Salada de Abacate e Nozes com molho de Kiwi, uma Salada fonte de vitamina A, graças à sua mistura Detox, com espinafres, ramo de ervas aromáticas, rúcula e rebentos de alface vermelha.

Prepare o molho de kiwi cortando o mesmo em brunoise juntamente com a cebola vermelha e os coentros. Misture-os numa tigela com o sal, o azeite e o sumo de lima e reserve.

Depois, descasque o abacate, retire o caroço e corte-o em lâminas. Pique também ligeiramente as nozes e emprate a salada no recipiente que mais lhe agradar. Distribua o abacate e as nozes e tempere com o molho de kiwi. E já tem a sua salada pronta para ser saboreada!


Com que receita é que lhe apetece cuidar de si hoje? Teremos muito gosto em ver o resultado dos seus melhores pratos!