Informação corporativa
  • Noticias /
  • Usos alternativos das batatas

Noticias Florette

Usos alternativos das batatas

10/08/2022

A batata é um ingrediente excecional! Agrada tanto a adultos como a crianças e é um facto que faz parte de muitas receitas clássicas e não assim tão clássicas da gastronomia espanhola: a tradicional tortilha de batata, a clássica salada de batata para o verão, as batatas fritas para acompanhar um segundo prato… E o que dizer dos guisados com batata, ou dos assados com guarnição de batatas?

O que está claro é que agradam à maioria das pessoas e, por isso, costumam-se comprar-se várias unidades de uma só vez nos supermercados. Para muitos consumidores, especialmente aqueles que vivem sozinhos, estes sacos podem representar um problema, dado que não é possível guardar as batatas na despensa de forma indefinida. É por isso que, a partir da Florette, queremos dar e visibilizar uma série de usos alternativos às batatas, para lhes darmos outra vida e evitarmos o desperdício alimentar.

Os usos que podemos dar às batatas são infinitos, dado que estes não se limitam à cozinha. Podemos utilizá-las para limpar ou cuidar da nossa pele, entre outros. Contamos-lhe alguns dos mais conhecidos:

Na nossa saúde:

- Para tratar queimaduras do sol, friccionando uma batata na pele e aproveitando o amido que contém.
- Cuidam da nossa pele como produto antienvelhecimento e de limpeza.
- São um remédio natural contra as olheiras e bolsas nos olhos, dado que ajudam a conseguir fazer com que os olhos se relaxem e não deem a sensação de cansaço.
- Ajudam a reduzir as dores de cabeça. Embora se trate de um remédio bastante antigo, a receita desta dica consiste em pousar algumas lâminas de batata crua sobre a cabeça e posteriormente efetuar uma massagem circular das têmporas com as mesmas lâminas.
- Ajudam a conciliar o sono mais rapidamente, dado que nos ajudam a equilibrar a acidez gástrica, que é especialmente incómoda ao dormir. É muito fácil de digerir e faz-nos sentir muito melhor. Comer bem para ser feliz!
- Um uso alternativo das batatas em algumas tradições é na eliminação de verrugas. Um remédio caseiro que consiste em esfregar um pouco de batata crua sobre a verruga que se irá descascando. Nestas crenças, suspeita-se que se consegue este efeito graças aos altos níveis de potássio e vitamina C do ingrediente.
- Tal como acontece com outros alimentos como o pepino, as batatas são ideais para serem usadas como máscaras faciais. Por exemplo, para reduzir a espessura da pele, uma receita tradicional consiste em amassar a batata cozida e misturá-la com um pouco de sumo de limão fresco, para depois deixar aplicada no resto durante 10 minutos. Se procura combater o acne, utiliza-se comummente o suco de batata cru durante alguns minutos.

Em casa:

- Poderá achar surpreendente, mas… servem para limpar sapatos! Esfregar as batatas cruas sobre as solas de borracha ou o interior dos sapatos ajuda a atenuar o efeito de sujidade quando este não é muito acentuado. Lembre-se de limpar com um pano ou escova no caso de ficarem restos e anime-se a contar-nos nos comentários que resultado é que conseguiu.
- Elimine o óxido das ferramentas friccionando uma mistura de batata crua com cinza de madeira.
- Também para conseguir um arranjo foral digno de um grande jardineiro. Ajudam as flores e folhas a durar muito mais e a permanecerem firmes na posição inicial. Mais concretamente, os gerânios e as rosas brotam facilmente caso se deite batata crua no fundo do vaso juntamente com as raízes.
- E o que dizer dos talheres? Também se pode utilizar a água de cozedura das batatas para os limpar e polir. Deixe-os submersos durante uma hora, enxagúe-os e deixe-os secar. Notará uma grande diferença.

Quanto tempo é que as batatas duram até apodrecerem?

Como regra geral, as batatas cruas que se guardam na despensa não descascadas nem cozinhadas podem aguentar até vários meses quando a temperatura é fresca (aproximadamente 10ºC). Depois de cozinhadas, deve-se guardá-las no frigorífico e consumi-las, no máximo, no espaço de quatro dias.

Embora também possam ser congeladas depois de cozinhadas, deve-se ter em conta que perdem uma grande parte da sua textura tão característica e é possível que, depois de descongeladas, se fique com um produto que não vai servir em certas receitas.