Informação corporativa
  • Noticias /
  • Truques para praticar a atenção plena no seu dia-a-dia

Noticias Florette

Truques para praticar a atenção plena no seu dia-a-dia

21/08/2018

O ritmo acelerado a que funciona a nossa vida, as preocupações e a sensação de não ter tempo para aquilo que gostamos, são em ocasiões situações mais habituais do que gostaríamos. Estamos constantemente preocupados por qual é a nossa seguinte tarefa ou atividade, e isso impede-nos de centrarmos no presente e fazer as coisas com o grau de consciência necessário para desfrutar plenamente.

Tal e como explicamos neste artigo, a prática da atenção plena ou Mindfulness persegue ensinar-nos a carregar no botão de pausa da rotina, e tratar de pôr as nossas mentes em branco para viver o aqui e o agora. Esta mudança é algo simples e quotidiano que procura tornar-nos em protagonistas de tudo o que vivemos. O Mindfulness aparece quando somos conscientes daquilo que pensamos, sentimos e fazemos.

Quer aprender alguns simples truques para praticar a atenção plena no seu dia-a-dia?

Estabeleça um tempo e espaço para si:

Antes de começar a exercitar a sua mente, é importante que estabeleça um momento e lugar adequado. O ideal seria dedicar-se todos os dias alguns minutos, mais ou menos à mesma hora. Procure que este sitio seja cómodo, agradável e sossegado, afastado do telemóvel e de qualquer objeto que possa interromper o silêncio ou distrai-lo. Os tons brancos e luz cálida vão ajudá-lo a criar o ambiente adequado.

Exercite a sua atenção plena:

Agora que já estabeleceu o seu tempo e espaço, é a altura de se pôr a praticar estes simples exercícios que vamos propor. Recorde que não serve fazê-lo apenas uma vez para ver os resultados, senão que vai começar a desenvolver a sua atenção plena depois de ter adquirido o hábito. No início é normal que lhe custe, mas não se preocupe, com perseverança vai conseguir!

Respiração consciente:

Feche os olhos, descontraia e durante um minuto enfoque toda a sua atenção na sua respiração. Respire pelo nariz até encher a barriga e depois expulse-o pouco a pouco pela boca.
É muito provável que a sua cabeça comece a divagar e quase inconscientemente poucos segundos depois vai dar por si a pensar “não é tão difícil” ou “tenho de ir comprar o pão”. Nesse momento terá perdido a concentração na sua respiração e terá que voltar a começar. Este exercício é a base de uma meditação Mindfulness. Quer experimentar?

Sinta o seu corpo:

Para pôr em prática esta técnica, tem que se deitar num lugar tranquilo e reparar na sua respiração tal e como lhe ensinámos no exercício 1. Assim que se sinta completamente descontraído, é a altura de se concentrar em sentir o seu corpo. Há algumas zonas que são mais fáceis do que outras, como o coração, e é normal que no início apenas seja capaz de sentir todas. Com a prática poderá chegar a concentrar-se até nas pontas dos dedos!

Também pode praticar a atenção plena em atividades que realiza habitualmente, por exemplo, no pequeno-almoço. Em vez de beber o café rápido enquanto revisa o seu correio, afaste o seu telemóvel e centre-se na temperatura da chávena, o cheiro, cor, sabor… Um simples café pode tornar-se num autêntico cocktail de sensações e em mais uma experiência que nos ajuda a treinar a nossa mente.

Agora que já conhece diferentes técnicas para praticar a atenção plena no seu dia-a-dia, já está mais perto de ser capaz de viver o presente. Já só falta pô-las em prática!