Informação corporativa
  • Noticias /
  • Soji, o método japonês que o(a) ajuda a encontrar a paz interior

Noticias Florette

Soji, o método japonês que o(a) ajuda a encontrar a paz interior

10/04/2022

A nossa saúde mental deveria ser uma prioridade no nosso dia a dia. Custa encontrar uma forma de conseguir acalmar a nossa mente conseguindo afastar-nos do stress, da ansiedade e das más vibrações. Para Shoukei Matsumoto, monge budista do templo Komyoji em Tóquio, a manutenção da ordem, tanto à nossa volta como em nós mesmos, é primordial, e recomenda-o através do método na moda Soji.
No Japão, o Soji é praticado desde a escola e, quanto a ação, trata-se de limpar as zonas comuns e os quartos, mas com um objetivo diferente daquele a que estamos habituados. Com este método, tudo adquire um significado novo, e deixa-se de encarar a limpeza como a simples tarefa doméstica que tentamos evitar, passando a converter-se numa prática espiritual com a qual nos podemos aperfeiçoar. Tal como dissemos, é ensinado nas escolas para que, desde pequenos, aprendam a limpar o ego e a serem mais humildes.
Um ritual para se desfazer de tudo o que é mau e se ligar à energia positiva, que existe, tanto em nós mesmos, como em tudo o que existe à nossa volta. Não é necessária nenhuma habilidade específica para o praticar; só terá que ouvir o que os objetos transmitem e determinar o que quer e o que não quer de uma forma tranquila e ordenada.

Como começar a praticar o Soji:

- Reduza as coisas que possui até contar apenas com aquilo de que não se deseja desfazer.
- Cuide dos, e valorize os seus pertences, preste-lhes atenção e coloque-os onde têm que estar.
- Cuide da limpeza eliminando a sujidade e também conseguirá libertar a sua mente.
- Evite deitar as coisas fora e dê-as a pessoas que possam necessitar delas.
- Ponha ordem nos seus armários.
- Rodeie-se apenas de coisas boas.