Informação corporativa
  • Noticias /
  • Sabe o que é uma horta urbana?

Noticias Florette

Sabe o que é uma horta urbana?

13/04/2018

Já ouviu falar do conceito de horta urbana? O estilo de vida frenético das cidades, a poluição, o trânsito, o barulho e o stress, fazem com que os urbanitas olhem cada vez mais para o campo à procura de um maior contacto com a natureza e as suas origens. Este fenómeno tem-se expandido em inúmeras cidades de todo o mundo, a responder a essa procura de contacto com a terra.

Desde há alguns anos esta tendência tem vindo a aumentar, e cada vez é mais comum encontrar hortas urbanas nos parques, marquises, varandas, terraços ou qualquer espaço infra utilizado que cumpra as condições de cultura.
Existem numerosas maneiras diferentes de criar a sua própria horta urbana. Se a habitação tiver terreno, é habitual terem dimensões pequenas e encontram-se na zona ajardinada da casa. No caso de estarem integrados num edifício, os lugares mais adequados são as varandas, as marquises ou zonas exteriores como os terraços. É necessário identificar lugares que tenham uma ótima iluminação e cumpram as condições necessárias para esta atividade sem incomodar a vizinhança. A forma mais comum de cultivar neste tipo de localizações é sobre recipientes com substratos, mesas de cultivo ou através de técnicas de cultura hidropónica, em água.

É uma atividade que está ao alcance de todos, e apenas é necessário ter alguns conceitos básicos e ir aprendendo da experiência. O cuidado de uma horta urbana não comporta apenas uma fantástica via de escape do stress da cidade, mas também nos dá numerosos benefícios ao nosso dia-a-dia. Pode ser um hobbie muito satisfatória e relaxante, que nos vai ajudar a diminuir o stress.

Ainda, esta prática ajuda-nos a compreender melhor a natureza e serve como recurso educativo para as crianças, uma vez que podem ver em primeira mão o crescimento e ciclo de vida dos vegetais. Uma das vantagens mais evidentes é que nos proporcionam alimentos saudáveis e nutritivos, e faz com que sejamos mais conscientes da importância da origem do que consumimos. Quer cultivar a sua própria horta urbana?