Informação corporativa
  • Noticias /
  • Recomendações para conseguir fazer com que a sua casa seja sustentável

Noticias Florette

Recomendações para conseguir fazer com que a sua casa seja sustentável

29/07/2022

Uma casa sustentável, por definição, é aquela cujo impacto ambiental está reduzido ao mínimo, graças a diferentes medidas ecológicas que, em pequenos e grandes gestos, contribuem para a sustentabilidade do meio ambiente.

Damos-lhe algumas recomendações para conseguir fazer com que a sua casa seja mais sustentável:

1. Controla o dispêndio de energia: A eletricidade consome uma quantidade de energia maior do que imaginamos. A opção mais sustentável é a instalação de placas fotovoltaicas mas, caso não seja viável na sua habitação, também pode marcar a diferença com outros pequenos gestos: Apague as luzes quando não as estiver a utilizar, desligue os dispositivos quando estiverem totalmente carregados, utilize lâmpadas LED, aproveite a luz do sol (suba as persianas!), escolha eletrodomésticos eficientes e programas "eco"... Esqueça-se do mundo stand-by! Calcula-se que representam aproximadamente 10% da nossa fatura da eletricidade.

2. Reduza o consumo de água: Já o deve ter ouvido muitas vezes e é muito importante que se evite desperdiçar água quando não é utilizada. Fechar as torneiras é a primeira coisa de que se deve lembrar, mas…já pensou na água que desperdiçamos enquanto aguardamos no duche até que ela saia à temperatura ideal? Uma forma muito eficaz de o evitar é utilizar sacos para o duche de forma que esta água possa ser utilizada posteriormente para, por exemplo, regar as plantas. Outra forma de beneficiar o meio ambiente nesta área é aproveitar a água da chuva, dar prioridade ao uso do duche em vez da banheira, consumir produtos frescos que não seja necessário lavar em casa …

3. Cozinhe de forma sustentável para não desperdiçar alimentos nem consumir mais energia: Tapar os recipientes enquanto cozinha, utilizar a panela de pressão ou aprender a calcular as porções de que vai necessitar para os próximos dias evitará que aumente a despesa em vários dos talões, ou a quantidade de comida que acaba no lixo. O planeamento do seu menu semanal é um grande remédio para tal, dado que ajuda a comprar quantidades exatas de acordo com as necessidades. Sabia que os nossos produtos indicam na sua embalagem o número de rações, para que possa prever o seu menu com uma antecedência suficiente? Além disso, isto fomentará uma compra responsável entre as pessoas que o(a) rodeiam!

4. Recicle e deite os resíduos no contentor disponibilizado para cada tipo: Seguindo a política dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) consegue dar uma vida infinita aos plásticos e evitar que estes prejudiquem o planeta. No caso das pilhas, do óleo usado, metais, etc., existem ecopontos acondicionados para evitarem confusões e facilitarem esta tarefa, tratando os desperdícios posteriormente de forma excecional.

5. Cuidado com o aquecimento e o ar condicionado: como regra geral, recomenda-se que se reduza o consumo de aquecimento, regulando-o para 20º, enquanto seria ótimo manter o ar condicionado a cerca de 26º. A melhor forma de conseguir reduzir ao mínimo este consumo consiste em utilizar cortinas e persianas isolantes ou vidros duplos que provoquem um efeito de proteção extra.

Comece a adotar estas medidas pouco a pouco para conseguir fazer com que a sua casa seja sustentável e contribua para os cuidados com o nosso planeta! Até mesmo as que parecem mais disruptivas, como a instalação de placas solares ou de vidros duplos, constituem um investimento inicial que a longo prazo também beneficiará o seu bolso.