Informação corporativa

Noticias Florette

Receitas de aproveitamento

26/06/2020

Quer descobrir como tirar o máximo proveito da sua cozinha? Sabemos que se transformou num grande cozinheiro, mas pode acontecer que por vezes não calcule a quantidade exata, ou faltem convidados para comer. Que é que se pode fazer com essa comida que sobrou? Outras receitas igualmente deliciosas!

Ao falar de cozinha de aproveitamento ou zero waste, deve-se ter em conta que, ao elaborar uma receita, se podem aproveitar os recortes ou partes que não se utilizam para preparar outras elaborações, e não se deitar ao lixo alimentos que podem servir para outras receitas. Aprenda a dar a volta às suas receitas com as nossas ideias!

Empanada de Legumes e Verduras

Sobrou-lhe guisado do dia anterior? Não volte a repetir o prato; aproveite os legumes para preparar uma deliciosa empanada com verduras.

Primeiramente salteie as Verduras para Saltear com Cogumelos da Florette numa sertã com azeite. Depois de refogadas, junte o guisado de legumes, o tomate triturado, um pouco de orégãos e tempere o conjunto com sal e pimenta. Cozinhe a mistura durante mais 5 minutos.

Enquanto são cozinhadas, lubrifique o molde para forno com um pouco de azeite e coloque uma lâmina de massa de empanada, corte as bordas excedentes e pique toda a superfície com um garfo. Deite o recheio sobre o molde e cubra com outra lâmina.

Recorte as bordas excedentes e pinte a empanada com ovo batido, 20 minutos no forno a 190º e já está pronto o almoço para hoje!

Salada de Cenouras

Nesta receita aproveitamos até mesmo as folhinhas! É um facto que em meia hora terá uma salada muito completa e sem nenhuma sobra.

Comece por descascar as cenouras, e reserve tanto a casca como o interior das mesmas. No caso das cascas, coloque-as numa bandeja com papel de forno e estufa a 175º durante 10 minutos. Depois de preparadas, deite-as na saladeira.

Em separado, corte a cenoura em rodelas e adicione-a igualmente à saladeira. Adicione a mistura Trocadero e corte queijo feta em cubos, mexendo o conjunto.

Para um tempero diferente, aproveite as folhinhas da cenoura, com um pouco de azeite virgem extra, o sumo de uma lima, uma pitada de sal e pimenta e passe-as pela batedeira. Já está! Prontas para saborear!

Canelones de Beringela e Carne de Cozido

Preparou cozido mas não consumiu tudo? Estes deliciosos Canelones de Beringela e Carne de Cozido encantá-lo-ão.

Para preparar o canelone, lamine as beringelas com a ajuda de uma mandolina e cozinhe-as na chapa com um pouco de azeite.

Em separado, deite as Verduras Para Saltear Florette numa sertã e refogue-as. Tempere-as com sal e pimenta e junte a carne de cozido e o leite evaporado. Cozinhe o conjunto durante mais 10 minutos.

Para montar os canelones, deite uma colher de recheio sobre a lâmina de beringela e enrole-a sobre si mesma. Repita a mesma ação até acabar com o recheio e reserve numa travessa.

Prepare um delicioso molho bechamel para acompanhar, com 200g de queijo ricota! Mexa até que ele se funda e… toca a saborear!


Esperamos que tenha gostado das nossas propostas de ideias para não desperdiçar nada na cozinha; uma forma deliciosa de continuar a cuidar de si e do meio ambiente! Conte-nos o que acha num comentário!