Informação corporativa
  • Noticias /
  • Que energias renováveis é que pode utilizar em casa?

Noticias Florette

Que energias renováveis é que pode utilizar em casa?

06/07/2021

A redução do consumo de energia em casa é muito importante, e não só para se cuidar da carteira, mas também para se cuidar do meio ambiente. O uso de energias renováveis é uma alternativa para o cuidado do meio ambiente que, embora a priori possa representar um investimento significativo, a longo prazo é mais do que rentável e benéfica. Sabe quais os tipos de energias renováveis que pode instalar em sua casa?

Como sabe, as energias renováveis são as que utilizam recursos inesgotáveis, como o sol, a água ou os resíduos de matéria orgânica, para produzir energia. Em casa podem-se usar cinco tipos diferentes, de acordo com as necessidades e os recursos disponíveis.

- Energia solar térmica: a Espanha é um país onde nos podemos orgulhar de termos bom tempo durante uma grande parte do ano, sobretudo em algumas zonas. Existe alguma forma melhor de aproveitar esta energia do sol para se conseguir água quente, aquecimento ou para a produção de energia mecânica e, a partir dela, energia elétrica? Também pode ser utilizada para a alimentação de máquinas de refrigeração, que servem para condicionar o ar de lojas e habitações.

- Energia solar fotovoltaica: é a mais acessível e comum nas habitações, dado que basta a instalação de placas solares para se poder aceder à mesma. Isso converte-a no tipo de energia mais conhecida da população. Baseia-se na geração de eletricidade a partir dos raios do sol para produzir a eletricidade necessária para a habitação.

- Energia eólica: em vez de utilizar o sol como fonte de energia natural, esta energia utiliza o vento. Neste caso a instalação é ligeiramente mais complexa, dado que é necessário que se tenha em conta que a habitação se deve situar numa zona onde haja vento suficiente e que haja bastante espaço que favoreça a instalação. Para a geração deste tipo de eletricidade através do vento utilizam-se aerogeradores domésticos.

- Biomassa: a biomassa é outra fonte renovável de uso doméstico. A partir de resíduos florestais, madeira, pellets ou outro material orgânico, pode-se gerar calor com caldeiras de biomassa, calor que pode ser utilizado para aquecer água em casa. Tem uma função semelhante à da solar térmica, mas com menos limitações. Além disso, é muito mais económica do que outras energias fósseis como o gasóleo ou o gás natural, e a sua contaminação ambiental também é menor.

- Aerotermia: trata-se do uso de bombas de calor para captar o calor do ar, tendo em vista produzir uma quantidade de energia suficiente para aquecer ou arrefecer água. O seu rendimento depende da temperatura do ar. Portanto, é recomendada para zonas com temperaturas suaves no Inverno e não demasiado quentes no verão.

Conhecia estas energias renováveis e as possibilidades que temos de as incluir nas nossas casas? Diga-nos nos comentários qual é que acha que é mais interessante ou se já utiliza alguma.