Informação corporativa
  • Noticias /
  • Que é que posso fazer para dormir melhor e descansar?

Noticias Florette

Que é que posso fazer para dormir melhor e descansar?

30/08/2022

Dormir é um dos grandes prazeres da vida, especialmente quando conseguimos descansar e sentimos que nos levantamos com a energia totalmente renovada. Mas todos nós em algum momento da nossa vida nos colocámos a questão: que é que posso fazer para dormir melhor e descansar?

Porque, quantas vezes acordamos após 7-8 horas de sono e nos sentimos cansados? Esta sensação é a de não se ter dormido profundamente e pode fazer com que nos sintamos cansados, irritáveis e afetar o rendimento.

Causas que podem fazer com que não tenhamos um descanso ótimo e soluções

- Falta de uma rotina horária e regular do momento de ir para a cama. Experimente seguir um mesmo horário, tanto para ir para a cama, como para se levantar, dado que uma vida mais organizada também o(a) ajudará a reduzir o stress.
- Jantares pesados e abundantes: As digestões difíceis impedem o nosso corpo de se relaxar quando nos deitamos. Os jantares abundantes requerem um processo de digestão mais longo e o dobro do esforço, dificultando o descanso.
- Consumo de determinados fármacos ou medicamentos cujos efeitos secundários estejam relacionados com as insónias.
- Um colchão em mau estado: Isto provoca dores nas costas e dá-nos sensação de que não descansámos. Com a passagem do tempo, tanto o colchão como a cabeceira e o estrado sofrem um desgaste progressivo e homogéneo. Esta perda de qualidade e efetividade prejudica o descanso, razão pela qual a recomendação geral é que o colchão seja renovado a cada 8-10 anos.
- Apneia do sono, que surge quando ocorre uma ou mais pausas na respiração e que atualmente não tem uma causa concreta e identificável.
- Irmos para a cama preocupados ou a relembrar problemas: Não só porque dificulta a conciliação do sono, mas também porque aumenta as probabilidades de se sonhar durante a noite com esses assuntos e, portanto, dificultando o descanso.
- Excesso de stress.
- Utilizar dispositivos móveis pouco antes de ir para a cama: Independentemente de se tratar de propósitos laborais ou de lazer, a exposição aos ecrãs antes de ir para a cama ativa-nos e impede que nos desliguemos.
- Consumo de álcool
- Falta de uma dieta equilibrada e saudável: A alimentação desempenha um papel imprescindível na nossa vida. Com efeito, há alimentos como os frutos secos, os cereais, o peixe gordo ou as infusões que nos ajudam a conciliar mais facilmente o sono. Comer bem é essencial para a regulação metabólica e, portanto, para sermos felizes.
- Falta de exercício durante o dia: um dos principais motivos pelos quais as pessoas têm problemas na conciliação do sono: não estarmos suficientemente cansados. A execução de atividade física esgota-nos e exige fisicamente um maior esforço, ajudando-nos no momento de ir para a cama. Não obstante, é importante que se termine a rotina pelo menos duas horas antes do momento de ir para a cama, para evitarmos estar alterados.
- Muitas pessoas sentem-se afetadas quando ao amanhecer lhes entra luz no quarto, que as leva a acordar muito cedo. Além disso, a escuridão protege os olhos que, após um dia de estimulação constante, necessitam de descansar. Por isso, procure dispor de persianas que se fechem bem ou cortinas escuras, especialmente no verão.

Como é que o facto de se conseguir dormir melhor e descansar influi na nossa saúde?

Não dormir suficientemente e ter um mau descanso prolongado pode acarretar outros problemas mais graves:

Além da falta de energia e de um pior estado de humor, é provocado um agravamento do estado da pele: envelhecimento prematuro, aparecimento de bolsas e olheiras, perda de elasticidade, etc.

Por outro lado, se o nosso corpo não estiver preparado para funcionar corretamente, não temos a capacidade de produzir defesas como o faríamos em condições normais. Isto debilita o sistema imunitário e torna-nos mais vulneráveis face a determinadas doenças ou infeções. A falta de sono ou inclusivamente da sua qualidade também abranda a velocidade com que nos recuperamos de tais doenças.

A falta de concentração e perda de memória são outros sintomas de que devemos vigiar a nossa higiene do sono. A diminuição do rendimento laboral, descuido das relações pessoais, falta de atenção ao volante, etc., podem ser efeitos diretos que, por conseguinte, também afetam as pessoas que nos rodeiam.

Em geral, o facto de não se conseguir dormir melhor e descansar, a longo prazo faz com que sejamos mais propensos a desenvolver diferentes problemas físicos, mentais e comportamentais. Por isso, numerosos especialistas recomendam que melhoremos os nossos hábitos e rotinas para conseguirmos dormir bem.