Informação corporativa
  • Noticias /
  • Que alimentos de origem vegetal é que proporcionam mais proteínas?

Noticias Florette

Que alimentos de origem vegetal é que proporcionam mais proteínas?

8/09/2020

Muitas vezes a primeira coisa em que pensamos quando ouvimos a palavra "proteínas" é carne ou peixe, alimentos de origem animal. Mas, e se lhe disséssemos que pode obter a mesma quantidade de proteínas e benefícios com alimentos de origem vegetal? Tanto se segue uma dieta vegana, como se quer simplesmente reduzir o seu consumo de carne, a partir da Florette apresentamos-lhe os alimentos de origem vegetal que mais proteínas proporcionam: o arroz, as ervilhas, os frutos secos, os legumes e a quinoa.

As proteínas são compostos químicos complexos, constituídos a partir de aminoácidos. O corpo humano utiliza 21 tipos de aminoácidos para a produção de proteínas e a sua função mais importante é a construção do tecido corporal. É um facto que as carnes, os ovos ou os produtos lácteos são boas fontes de proteínas, mas tanto as fontes de origem animal como as de origem vegetal têm os 20 aminoácidos necessários para a alimentação humana.

São os nutrientes com mais funções no nosso sistema. Formam os tecidos, transportam vitaminas e defendem-nos de organismos que nos podem prejudicar a saúde.

Mostramos-lhe alguns dos alimentos de origem vegetal que mais proteínas proporcionam.

Arroz. As proteínas que este alimento proporciona são da qualidade perfeita para se perder gordura e ganhar massa muscular, força e rendimento desportivo.

Ervilhas. Estas pequenas bolas verdes têm um alto teor de proteínas, além de serem muito saciantes, sendo ideais para uma dieta de emagrecimento.

Frutos secos. As pevides de cabaça, as sementes de girassol, sésamo, as nozes, avelãs, amendoins, castanhas de caju, amêndoas… todos estes alimentos são ricos em proteínas e minerais. Além de serem muito bons, são excelentes acompanhantes para numerosas receitas como, por exemplo, este iogurte com granola de frutos secos.

Legumes. São uma grande fonte de proteínas, hidratos de carbono e fibras. As lentilhas, por exemplo, são muito ricas em aminoácidos vegetais. A soja, por outro lado, é a rainha das proteínas vegetais, dado que proporciona 33 gramas de proteínas por cada 100 gramas de soja. Experimente esta deliciosa empanada de verduras e legumes. Ficará encantado!

A quinoa. É uma semente sem glúten que proporciona hidratos de carbono complexos, ao mesmo tempo que proteínas e fibras. Experimente esta receita de uma deliciosa salada de quinoa e morangos!

Em resumo, o contributo proteico, quer animal, quer vegetal, é imprescindível para a nossa saúde, sendo necessários bons hábitos alimentares onde a dieta seja variada e equilibrada.