Informação corporativa
  • Noticias /
  • Quais são os benefícios do damasco

Noticias Florette

Quais são os benefícios do damasco

14/05/2021

O mês de maio começa e, tal como acontece todos os meses, podemos desfrutar de novas rações de frutas e verduras da época, com uma grande diversidade de cores e sabores à escolha.

Entre todas estas variedades que se podem encontrar nesta época, pode-se observar um fruto pequeno, redondinho e de cor laranja nos ramos de uma árvore originária da Ásia Central, chamada Damasqueiro, cujo fruto é o damasco.

O nome do damasco provém do árabe (albarqúq), que é uma palavra que deriva da palavra latina (precoce) que em latim significa "madura antes do tempo", o que se refere ao facto de o Damasqueiro florescer cedo na primavera.

Além de todas estas curiosidades que este pequeno fruto desperta, é uma grande fonte nutricional, repleta de vitaminas como a A e a C e de minerais como o ferro e o potássio, o que proporciona um sabor doce e suculento.

Na China, este pequeno fruto está muito relacionado com a medicina tradicional, devido ao facto de o damasco proporcionar uma grande quantidade de benefícios.

Quer mais informações sobre os seus benefícios? Tome nota!

1. Ajuda a manter a pele jovem: graças à sua quantidade de betacarotenos e ao seu efeito antioxidante, ajuda a manter uma pele jovem e saudável.

2. Favorece o sistema imunológico: contém um alto grau de antioxidantes. Mais concretamente contém ácido clorogénico, que ajuda o organismo a prevenir e ficar protegido contra as doenças.

3. Reduz o desconforto e a dor: isto deve-se ao facto de ter efeitos anti-inflamatórios; ajuda na eliminação da retenção de líquidos e reduz a tensão arterial.

4. Previne a degeneração macular: pelo facto de ter um alto teor de vitamina A, ajuda a manter uma boa saúde na retina e a manter uma boa acuidade visual.

5. É benéfico para as pessoas com anemia: devido ao seu alto teor de ferro, ajuda a manter os níveis de ferro no organismo.
Agora que conhece os benefícios deste fruto, ter-se-á apercebido de que o damasco é ideal para ser incluído na sua dieta saudável. Por isso, para saber como é que pode desfrutar deste pequeno fruto tão completo, propomos-lhe a receita seguinte.

Salada de burrata e damasco

Se lhe apetece um primeiro prato cheio de vitaminas e minerais, e que, além disso, tenha um sabor espetacular, esta receita é ideal para dar um bom início às suas refeições.

Para começar, descascam-se os damascos e cortam-se em fatias. Misturam-se com a chicória Florette e adicionam-se os toppings da Florette e mexem-se.

Num prato, coloca-se a burrata no meio e à volta colocam-se os ingredientes anteriores.

Numa tigela, prepara-se um vinagrete misturando mel, azeite e vinagre de maçã a gosto.

Por último, tempera-se a salada com o vinagrete e polvilham-se avelãs trituradas e algumas folhas de manjericão a gosto.

Viu quê receita tão simples? Não há dúvida de que se trata de um prato muito fácil de elaborar e deliciosíssimo.

Tal como já teve a possibilidade de observar, o damasco é um fruto pequeno em tamanho, mas grande em propriedades que favorecem a saúde.

Depois de conhecer os seus benefícios e a forma de o incorporar na sua dieta, conte-nos nos comentários o que acha deste fruto tão saudável.