Informação corporativa
  • Noticias /
  • Quais são os benefícios da energia solar?

Noticias Florette

Quais são os benefícios da energia solar?

30/12/2021

Embora se ouça continuamente falar sobre as vantagens da energia solar, sabe realmente o que é e quais os seus verdadeiros benefícios? Porque é que adquiriu tanto protagonismo nos últimos anos? E já avaliou a possibilidade de incorporar este tipo de energia na sua empresa?
Para esclarecer eventuais dúvidas, a energia solar é a que é produzida pela luz ou pelo calor do sol para a geração de eletricidade ou a produção de calor. Além disso, esta é obtida por intermédio de painéis solares e espelhos e, dado que é proveniente do sol, é inesgotável, renovável e limpa. Deve-se destacar que existem diferentes tipos, dependendo da forma como esta energia é obtida: fototérmica, fotovoltaica e termoelétrica.
Esclarecidos estes pontos, a energia solar conta com múltiplos benefícios que gostará de conhecer:

É uma energia limpa, que não contamina e, portanto, não contribui para a mudança climática. Reduz significativamente a pegada de carbono.
Contrariamente ao que acontece com outras energias, renova-se com o sol, pelo que está disponível em qualquer lugar do planeta e é sustentável.
É importante que se destaque que não gera substâncias tóxicas e não contamina o ar nem a água.
Pelo facto de estar disponível em qualquer lugar, não requer a importação de fontes de energia como, por exemplo, o petróleo ou o gás, pelo que cria riqueza local.
Permite a poupança no consumo energético e nas faturas.

Por outro lado, deve-se destacar que a energia solar também conta com alguma desvantagem que é interessante que saiba, como a dependência das condições atmosféricas, a dependência das horas do dia, o alto custo que a sua instalação requer ou a necessidade de uma grande área de instalação.
Depois de ter lido até aqui, conhecia os benefícios? Avaliaria a possibilidade de incorporar este tipo de energia no seu dia a dia? Deixe-nos o seu comentário ou recomendação.