Informação corporativa
  • Noticias /
  • Quais os benefícios do triptofano e porquê incluí-lo na sua dieta

Noticias Florette

Quais os benefícios do triptofano e porquê incluí-lo na sua dieta

22/06/2020

Necessita de um sono reparador? Pode acontecer que o confinamento tenha alterado os seus hábitos de sono e também tenha influenciado o seu estado emocional. Uma boa alimentação e uma vida ativa ajudam a conciliar o sono e a manter-nos com um bom estado de espírito. Mas, sabia que o triptofano pode ajudar a melhorar a conciliação do sono e o seu humor?

O triptofano é um dos aminoácidos essenciais que deve incluir na sua alimentação para manter uma boa nutrição. Normalmente, os alimentos que ingerimos diariamente ajudam-nos a manter estes níveis, mas se alterou as suas comidas durante o confinamento, é possível que esteja a pagar a fatura.

O triptofano intervém em processos básicos e vitais para o nosso organismo, como na síntese da serotonina, um neurotransmissor, e influi no nosso sistema nervoso, sistema que regula o nosso estado de espírito. Este aminoácido que ajuda na produção de serotonina evita o mau-humor e a instabilidade emocional.

Por outro lado, também está relacionado com a produção de melatonina, que ajuda na regulação do ciclo do sono. Além disso, o triptofano atua como precursor da vitamina B3, a vitamina que o nosso corpo utiliza para converter os alimentos em energia e que nos ajuda a manter saudáveis o sistema nervoso, o sistema digestivo e a pele.

Em que alimentos é que pode encontrar este aminoácido?

- Carnes: como o frango, o peru ou o coelho são carnes ricas em proteínas e, portanto, em triptofano. Uma receita para o adicionar ao seu menu de hoje? Salada de Frango e Morangos um prato repleto de sabor e cor que lhe agradará. Comece por cortar e temperar com sal e pimenta os peitos de frango para em seguida os dourar em lume forte sobre uma sertã. Adicione queijo de cabra em rodelas e frutos secos Florette. Prepare um tempero com morangos e um pingo de azeite, e junte pedacinhos de fruta à salada Gourmet.

- Ovos: este alimento proporciona grandes contributos nutricionais, dado que contém vitaminas, minerais, proteínas e também triptofano. Propomos-lhe que o combine com verduras salteadas e um ovo ao estilo escalfado. Uma receita muito completa e saudável para o ajudar a alimentar-se melhor.

- Frutas: a banana, o abacate, o ananás e as cerejas são algumas das frutas que mais triptofano podem proporcionar. No nosso sítio da Internet poderá encontrar uma grande variedade de receitas com fruta, mas se quiser saborear a cereja, a fruta da época, propomos-lhe esta Salada de Cereja e queijo Brie.

- Legumes: além de cuidarem da sua saúde cardiovascular e serem amigos do trânsito intestinal, também contribuem para a regulação do sono e do estado de espírito. Quer preparar uma deliciosa receita zero waste com legumes? A nossa empanada conquistá-lo-á!

- Peixes e mariscos: como a sardinha, o salmão, o atum ou o bacalhau são alimentos com alto teor de triptofano, uma boa ideia seria preparar este bowl ao estilo havaiano, com salmão, abacate e cenoura, todos eles ricos neste aminoácido!

Além de todos estes alimentos que pode incluir no seu menu diário, os produtos lácteos e o chocolate preto também são amigos do humor e do descanso noturno. Seguramente já foi aconselhado mais do que uma vez a tomar um copo de leite antes de dormir. Experimente!

Esperamos que tenha gostado dos nossos conselhos para o ajudarem a ter um estilo de vida saudável com receitas deliciosas e fáceis. Diga-nos o que acha num comentário!