Informação corporativa

Noticias Florette

Propriedades da manga

28/06/2022

Um alimento que se destaca pelo seu delicioso sabor, gama de variedades e propriedades nutritivas. Mas, sobretudo, por ser um bom acompanhamento de uma salada!

Sabia que o primeiro cultivo de manga de que se tem registo é o da área indo-birmanesa, há mais de 5.000 anos? Além disso, outras curiosidades que talvez não sabia é que é um alimento sagrado para os budistas, ou que existem até 50 variedades diferentes (embora nem todas elas sejam comestíveis).

Todas as propriedades da manga a convertem num ingrediente com uma proposta nutricional muito interessante:

- Tem um alto teor de fibras e enzimas digestivas, o que ajuda a cuidar da saúde digestiva ao regular o processo de digestão e prevenir a obstipação. Além disso, ajuda a combater a acidez e manter o cólon limpo.
- Fortalece o sistema imunitário graças ao facto de ser composta por uma grande quantidade de vitaminas A, C e E. De acordo com o USDA (U.S. Department of Agriculture) a manga contém 36,4 mg de vitamina C por cada 100g de fruta. Estas vitaminas conferem à manga um importante papel antioxidante, prevenindo a oxidação celular e o envelhecimento.
- Cuida da nossa saúde ocular e do estado da nossa pele graças principalmente a este alto teor de vitamina A, que proporciona aproximadamente 1,15 mg por cada 100g de fruta.
- Proporciona 10% da dose recomendada de magnésio e potássio, que intervêm na transmissão nervosa e muscular. O magnésio melhora a circulação, baixa a pressão arterial e melhora a osteoporose, melhorando a saúde cardiovascular.
- Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.
- Benéfico para as pessoas com anemia devido ao seu alto teor de ferro e vitamina C, que ajuda na sua absorção.
- É pobre em calorias e gorduras, aproximadamente 60g e 0,4g por cada 100 de produto.

Como está a ver, as propriedades nutritivas da manga são variadas e, se for consumida regularmente, permite que se mantenha uma boa saúde. A Fundação Espanhola de Nutrição (FEM) considera esta fruta saudável e medicinal, dotada como vimos de uma elevada riqueza vitamínica e propriedades diuréticas e laxantes. Além disso, como curiosidade, as suas folhas e flores são utilizadas em muitas regiões para fins medicinais.