Informação corporativa
  • Noticias /
  • Porque é que devemos consumir legumes com outra fonte de hidratos de carbono?

Noticias Florette

Porque é que devemos consumir legumes com outra fonte de hidratos de carbono?

27/05/2022

Os legumes são um grupo de alimentos cuja interessante qualidade nutricional os converte num aliado da dieta habitual mediterrânica. Além da sua versatilidade na cozinha, têm altos contributos dos três macronutrientes principais: proteínas, hidratos de carbono e gorduras, assim como de outros compostos como fibras, vitaminas do grupo B, e minerais como o potássio ou o magnésio …

Embora na dieta mediterrânica comum se aconselhe o seu consumo 2-3 vezes por semana, o seu consumo diário não provocaria nenhum problema no corpo, bem pelo contrário. Não esquecendo o contributo energético que nos proporcionam! São muito saciantes e ajudam a prevenir a anemia, doenças metabólicas e cardiovasculares, reduzir a obstipação, melhorando a saúde intestinal e digestiva, graças principalmente ao alto teor de fibras …

Em média, os legumes em 20-25% do seu peso contêm proteínas mas… alguma vez ouviu dizer que o seu consumo com outra fonte de hidratos de carbono é mais eficaz na satisfação das nossas necessidades alimentares? Este duo é uma alternativa saudável, sobretudo para dietas veganas ou vegetarianas, dado que potencia a absorção de proteínas completas. Isto permite que se mantenha um bom equilíbrio entre três aminoácidos essenciais: a glicina, a lisina e a metionina, que variam muito entre alimentos.

Por outro lado, não é indispensável que se consuma este combinado num mesmo prato, dado que o nosso corpo tem a capacidade de reservar estes aminoácidos, e de os obter e acumular para uso celular no momento em que seja necessário. Desta forma, podemos tomar, por exemplo, um prato de lentilhas na hora do almoço e complementar à noite com uma salada de arroz ou quinoa, por exemplo.

Não sabe como aumentar o seu consumo de legumes de uma forma diferente para não cair na monotonia? Existem muitas formas de as preparar! Desde um clássico guisado de lentilhas com verduras até um húmus para o petisco mais requintado, hambúrgueres ou almôndegas, molho, em saladas, tirinhas … A criatividade não tem limites!

Damos-lhe algumas ideias deliciosas e saudáveis no nosso canal do Youtube ou na nossa página de receitas: https://www.youtube.com/channel/UCiKlWpFkKRPJ-7w_YRpjxlg?app=desktop

Aliás, como curiosidade…. sabia que o amendoim não é realmente um fruto seco? É um legume! A razão pela qual se é considerado como um fruto seco está na semelhança que a estrutura da sua proteína tem com os restantes alimentos do grupo, assim como a facilidade do seu consumo.