Informação corporativa

Noticias Florette

Plantas para curar e comer

26/11/2021

Há séculos, diferentes culturas em todo o mundo utilizaram certas plantas para curar e comer. Para curar feridas e doenças e para comer em diferentes versões e formas. Desde tempos imemoráveis até hoje, aproveitámos este recurso que o planeta nos dá para fins medicinais, e igualmente para fins estéticos e alimentares.
Há certas plantas que têm tudo, e é um facto que servem simultaneamente para proporcionar sabor aos pratos, para dar aroma às casas, ou para melhorar a digestão. Um sem-fim de utilidades ao nosso alcance, graças a um recurso natural, económico e sustentável.
Hoje queremos informar-lhe os benefícios de algumas destas plantas e a forma de tirar das mesmas o maior proveito. Recomendamos que o guarde nos favoritos, porque aí vai uma grande quantidade de ideias!
O manjericão é uma planta aromática bem conhecida na gastronomia mediterrânica e, além disso, em infusão pode ter múltiplos usos medicinais, como combater dores de cabeça, orais ou até mesmo para diminuir a febre.
Planta-se e desenvolve-se muito facilmente em casa e, se o fizer, poderá fazer infusões quando se sentir mal, assim como dar sabor a pratos tão frescos e deliciosos como esta Salada de Verão com Burrata.
O Alecrim é mais uma das nossas plantas preferidas para curar e comer. Não requer um solo muito adubado nem muita água, pelo que também é ideal para plantar em sua casa. É benéfica para combater a hipertensão arterial, o excesso de peso ou a queda de cabelo. Além disso, em pequenas doses proporciona um toque único à comida, como nesta receita de Risoto de aproveitamento com agriões.
De certeza que lhe falaram de centenas de remédios para acabar com os soluços, mas porque é que não lhe recomendaram uma infusão de menta? Ora bem, este é apenas um dos remédios para que esta planta serve. Além disso, é muito boa como tempero em pratos como estes esparguetes de cabaça com frango, maçã e menta.
E por último, gostaríamos de lhes falar do coentro, uma planta sobre a qual não sabemos muito, mas que pouco a pouco está a ficar cada vez mais presente na nossa gastronomia. É tão benéfica para o nosso metabolismo, que até reduz o colesterol mau e aumenta os níveis de colesterol bom. Além disso, é um alimento muito bom para o sistema digestivo, favorecendo as funções hepáticas e as evacuações intestinais.
Provavelmente já começaram a utilizá-lo em muitos dos vossos pratos, mas despedimo-nos propondo-lhes uma receita que têm que provar e acompanhar com coentros: esta salada de batata-doce, lentilhas e ricota, que até faz com que apeteça lamber os dedos.
Atreva-se a experimentar como nós os diferentes usos destas plantas e diga-nos o resultado!