Informação corporativa

Noticias Florette

Outono, tempo de cogumelos

19/11/21

A chegada do outono é a melhor época do ano para quem gosta de um hobby tão divulgado em algumas zonas da Península Ibérica, que é a recolha de cogumelos.
A data de início da campanha de recolha de cogumelos varia, dependendo de diferentes fatores climáticos mas, sabe como é que o aparecimento de cogumelos ocorre? Pode acontecer que até os aficionados micólogos não saibam a resposta, mas hoje queremos dizer-lhes mais sobre a origem deste alimento de que tanto gostamos.

Para se compreender de onde é que os cogumelos saem, é necessário que se saiba primeiramente o que é o micélio. O micélio é uma união de pequenos filamentos, a que chamamos hifas, que crescem livremente no solo. Mas não se estende apenas pela superfície da terra, penetrando também no interior e estendendo-se por debaixo.

Para explicá-lo de forma mais simples, o micélio seria a árvore da qual nascem os cogumelos, que seriam os seus frutos. Por isso, no momento da recolha do fruto (o cogumelo), não se deve arrancá-lo do solo, mas sim cortá-lo, para deixar o micélio sob a superfície intacto e livre, para poder fazer brotar outro cogumelo no mesmo ponto.

Cada espécie de cogumelos e fungos requer determinadas condições para brotar e, portanto, uma temporalidade diferente que, além disso, varia de acordo com a zona geográfica em que se encontre. Mas sobretudo, o aparecimento dos cogumelos depende do tipo de terra, da temperatura, da humidade e da chuva.

A mudança climática e a consequente subida da temperatura estão a alterar a data de aparecimento deste e de outros alimentos, afetando sobretudo boletos e míscaros. Mas há dados que se podem ter em conta sobre alguns tipos de cogumelos em concreto:

Os míscaros costumam aparecer em setembro, porque a sua eclosão ocorre decorridos cerca de 40 dias após as primeiras chuvas abundantes. Decorrido este período de tempo, quanto mais chover, mais o micélio será ajudado a fazer brotar este tipo de cogumelo.

Os boletos, em contrapartida, aparecem apenas cerca de 15 dias depois do momento do ano em que ocorrem chuvas abundantes e temperaturas médias, pelo que as probabilidades ficam reduzidas.

Em última análise, a micologia é um assunto fascinante sobre o qual se aprende pouco a pouco, lendo sobre o assunto e, sobretudo, à base de procurar e voltar a procurar. Mais ainda se por sorte puder fazê-lo acompanhado de alguém que seja entendido na matéria e na zona, e voltar com o cesto cheio para casa.

Entretanto, para que vá abrindo o apetite, deixamo-lo com este ravióli vegetal com cogumelos da época… Bom proveito!