Informação corporativa
  • Noticias /
  • Os segredos da dieta mediterrânica

Noticias Florette

Os segredos da dieta mediterrânica

15/09/2020

Sabia que a dieta mediterrânica foi declarada Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2010? Para além dos vastos benefícios para a saúde que esta dieta proporciona, constitui um estilo de vida que abrange formas de cozinhar, costumes e produtos típicos. Por isso, a partir da Florette trazemos-lhe todos os segredos sobre a dieta mediterrânica!

A dieta mediterrânica destaca-se por ser um modelo de alimentação equilibrado, variado e que inclui todos os nutrientes necessários. Sabe quando é que surgiu? Trata-se da dieta tradicional própria dos anos sessenta em países da área mediterrânica onde as oliveiras crescem, como a Espanha ou a Itália.

Quais os segredos desta dieta? Os principais ingredientes são o azeite, os cereais, as frutas e verduras, uma proporção moderada de carne, peixe e produtos lácteos, abundantes condimentos e especiarias e, como bebida, água. Este tipo de alimentação dá prioridade aos alimentos frescos e de época, face aos processados.

Qual é o seu maior segredo? O azeite é indispensável na dieta mediterrânica. Este "ouro líquido" é o óleo mais utilizado, tanto para a elaboração de pratos como quando se trata de temperar, devido ao seu requintado sabor e à sua excelente composição nutricional. Ideal para as suas saladas favoritas!

Os hidratos de carbono, de uma importância vital, estão incluídos em forma de massa, arroz, cereais e pão.

A dieta mediterrânica caracteriza-se pelo facto de também incorporar de forma abundante alimentos de origem vegetal, como as verduras e hortaliças que proporcionam vitaminas, minerais, água e fibras. São nutrientes necessários para que o seu corpo funcione com vitalidade. Recomendamos-lhe uma Salada Mista Completa. Está muito deliciosa!

E sobretudo, tudo aquilo que nos proporciona! Por outro lado, vários estudos científicos demonstraram que, além dos grandes benefícios dos alimentos que a compõem, este tipo de dieta também nos ajuda a prevenir a maioria das doenças crónicas.

De certeza que viver perto do Mediterrâneo o(a) ajuda a seguir esta dieta de forma natural, mas caso se proponha, de certeza que, com alguns ajustes, também poderá consegui-lo estando longe. Diga-nos que é que acha desta alimentação nos comentários!