Informação corporativa
  • Noticias /
  • Os melhores cremes frios para o verão

Noticias Florette

Os melhores cremes frios para o verão

19/08/2020

Com a chegada do verão, a nossa alimentação, o corpo pede menus mais leves para suportarmos melhor o calor e não nos sentirmos tão pesados ao fazer a digestão. Por isso, costumamos fugir de caldos e pratos quentes e preferimos tomar pratos muito mais leves, frescos e fáceis de preparar, como as saladas ou as sopas frias. Por isso, a partir da Florette propomos-lhe 4 cremes frios de elaboração muito simples, ideais para esta época do ano.

Sopa fria de maçã e rúcula

Uma receita original de sopa fria de maçã e rúcula, fresquinha e saudável, que não o deixará indiferente!
Como ingredientes necessitará de 1 pepino, 5 pacotes de maçã Florette, sal, 30 ml de vinagre de maçã, 50 ml de azeite, 200 ml de água fria, pinhões, 1 beterraba e 1 Salada primeiros rebentos de rúcula Florette.

Primeiramente descasca-se o pepino e corta-se o mesmo em porções. Também se corta a maçã e se colocam ambos num recipiente para bater. Adiciona-se sal, vinagre e azeite. Cobre-se com água fria e bate-se o conjunto até se obter um resultado homogéneo. Serve-se em copos ou chávenas. Tostam-se os pinhões e corta-se a beterraba em cubinhos. Decora-se com os ingredientes anteriores e termina-se com algumas folhas de rúcula.

Uma receita diferente de primeiro prato que lhe agradará. Uma forma original de desfrutar do sabor da maçã, com uma cremosidade especial e o toque picante da rúcula.

Sopa de melão com presunto

O melão com presunto é um prato simples, mas nem por isso deixa de ser uma das receitas mais populares nos meses estivais. Convertido a sopa fria, é um prato muito simples e nutritivo. Um creme frio ideal para os dias de calor.

Para este prato só é necessário um melão e 100 gramas de presunto ibérico. Corta-se o melão, separam-se as sementes e retira-se a polpa para um recipiente. Tritura-se até se conseguir um creme. Arrefece-se o mesmo no frigorífico. Depois corta-se o presunto em bocados e adiciona-se ao creme. Se preferir, pode saltear o presunto ou aquecê-lo no micro-ondas para conseguir um delicioso contraste crocante.



Receita de Sopa fria de melancia com salteado de favas

Propomos-lhe uma sopa fria de melancia acompanhada de favas frescas salteadas. Um tipo de receita de colher que se pode consumir bem fresquinha e ter sempre preparada no frigorífico. Este prato surpreendente e delicioso é semelhante a um gaspacho, de elaboração muito simples. A melancia é uma fruta com um alto teor de água, que é excelente para se refrescar e complementar a dieta durante os meses mais quentes do ano.

Para esta sopa necessitará de 1 rodela de melancia, 1 beterraba, 1/2 pepino, 1 bocado de pimento verde, 1 dente de alho, 200 g. de favas frescas descascadas, bocadinhos de presunto, vinagre, azeite, sal e salsa.

Para a sopa fria de melancia, descasca-se a melancia, o pepino e a beterraba e corta-se em pedaços. Pica-se também o pimento e o dente de alho. Deita-se tudo num recipiente e tempera-se a gosto. Depois de ter passado alguns momentos no frigorífico, tritura-se.

Fervem-se as favas durante um minuto. Retiram-se, escorrem-se e descascam-se. Depois salteiam-se as favas com os bocadinhos de presunto durante alguns minutos. Serve-se a sopa de melancia com as favas salteadas e um pingo de azeite, e polvilha-se salsa. Fica muito bom!

Creme de cenoura e maçã com caril

Suave, com um saboroso e delicado contraste de sabores. Um creme digno de um grande cozinheiro, mas de elaboração fácil. É muito delicioso e como, além disso, se pode deixá-lo preparado com antecedência, é ideal para levar para a praia ou a piscina e, ao chegar, saborear um prato bem fresquinho.

Os ingredientes necessários são os seguintes: 1 cebola, 1 alho-porro, 3 maçãs, 2 colheres de caril em pó, 4 cenouras, 1 laranja, 1 limão, 1 litro de caldo de frango, azeite, sal e pimenta.

Em primeiro lugar pica-se a cebola e o alho-porro. Depois refoga-se com azeite até que fiquem escalfados. Juntam-se as cenouras e as maçãs descascadas e cortadas. Mexe-se em lume brando durante um minuto e adiciona-se o caril, a raladura de laranja e o sumo do limão. Depois de cozer e mexer durante alguns segundos, adiciona-se o caldo e leva-se ao ponto de ebulição. Tapa-se e coze-se suavemente durante 50 minutos.

Depois de cozido, tritura-se até se conseguir uma textura cremosa e fina. Deita-se sal e pimenta a gosto. Pode adicionar algumas folhas de menta na hora de empratar para conseguir um toque de frescura extra.

Espera-se que estas receitas de cremes frios lhe tenham agradado e o ajudem nestes quentes dias de verão. Encoraje-se a preparar alguma e não se arrependerá!

Conte-nos o que achou num comentário!