Informação corporativa
  • Noticias /
  • Os benefícios do consumo de frutas e verduras de todas as cores

Noticias Florette

Os benefícios do consumo de frutas e verduras de todas as cores

02/04/2021

De certeza que mais do que uma vez lhe falaram da importância de seguir uma dieta variada e cheia de cor. E há uma razão para isso: não só porque para se seguir uma dieta equilibrada se devem consumir diferentes tipos de alimentos, mas também porque, além disso, as próprias cores destes alimentos em si também podem ser benéficas para o organismo.

Toda a gente sabe que os nutricionistas recomendam que se consumam frutas e verduras pelo menos 5 vezes por dia, porque:
- São fontes de vitaminas e minerais.
- Têm propriedades antioxidantes.
- Contêm uma grande quantidade de fibras.
- São compostos maioritariamente por água.
- Ajudam a manter um peso saudável.

Mas acontece que, além disso, como se tudo isto fosse pouco, o que é curioso é que as cores das frutas e hortaliças têm propriedades que afetam positivamente o nosso corpo. Continue a ler para saber quais as cores que não podem faltar numa dieta variada e equilibrada!

- Vermelho: estas devem a sua cor ao licopeno, um pigmento vegetal natural, pertencente ao grupo dos carotenoides, que dão a sua cor aos tomates e a frutas como a melancia, a papaia e a toranja vermelha ou rosada. Esses alimentos de cor vermelha têm propriedades antioxidantes, anticancerígenas e antienvelhecimento celular.

- Verde: todas as verduras de cor verde proporcionam, em maior ou menor quantidade, luteína e β-caroteno. O espinafre, a alface e as couves de Bruxelas são verduras ricas em luteína. Além disso, têm um alto teor de β-caroteno, tal como os brócolos e as ervilhas. Desfrute destes benefícios de uma forma fácil e rápida. Como? Por exemplo com Micro Brócolos, uma opção ideal e que fica pronta num piscar de olhos! Ou se estiver mais virado para as saladas, combine os nossos espinafres e acelgas da forma que mais lhe agradar!

- Branco: estes vegetais são ricos em fitoquímicos como a alicina. O seu consumo ajuda na redução do colesterol e na diminuição da pressão arterial, prevenindo doenças cardiovasculares e vasculares cerebrais. Além disso, alguns como o alho ou a cebola têm substâncias sulfuradas que provocam efeitos antibióticos, antitrombóticos e antioxidantes. Alguns alimentos com estas propriedades são: cebolas, cogumelos, couve-flor, nabos, peras, alhos-porros, alhos… Quer incluir esta cor nos seus próximos pratos? É muito fácil, graças à couve-flor da Micro no Vapor de Brócolos, Cenoura e Couve-flor ou com os cogumelos que encontrará na Micro Bolonhesa e Micro Italiana!

- Amarelo: as frutas e verduras de cor amarela pertencem ao grupo dos flavonoides, que têm propriedades antioxidantes e anticancerígenas, além de evitarem doenças cardiovasculares e vasculares cerebrais.

- Laranja: devem a sua cor ao α-caroteno e β-caroteno, que pertencem ao grupo dos carotenoides, os quais têm capacidade antioxidante, proporcionam benefícios à visão e à pele, favorecem o sistema imunitário e evitam doenças cardiovasculares. Estes alimentos são a cenoura, papaia, laranja, cabaça, batata-doce, etc. Como snack ou nas suas receitas, inclua as Cenouras Baby ou Cenoura ralada para conseguir essas propriedades que procura!

- Roxo, violeta, azul: as matérias-primas com esta cor apresentam um alto teor de antocianinas, pigmentos vegetais naturais com propriedades antioxidantes e que reduzem os danos oxidativos. Além disso, estão relacionadas com atividade anticancerígena, anti-inflamatória e antitumoral. Mirtilos, framboesas, morangos, cerejas, uvas, rábanos, cebola roxa, beterraba e repolho roxo são alguns destes alimentos.

Convertamos os nossos pratos em arcos-íris e beneficiemos de todas as propriedades que nos proporcionam! Com as nossas Verduras para Saltear, Verdura Juliana ou a Micro no Vapor de Brócolos, cenoura e alho-porro inclua uma grande variedade de cores nas suas receitas favoritas de uma forma cómoda e fácil. Conhecia tudo o que podemos conseguir através das cores das nossas frutas e verduras favoritas?