Informação corporativa
  • Noticias /
  • O riso, um poderoso método para cuidarmos da nossa saúde física

Noticias Florette

O riso, um poderoso método para cuidarmos da nossa saúde física

20/05/2022

Rir para não chorar! Nunca se disse melhor. Sabia que o riso cuida da nossa saúde física e também mental? Como se vê, esta ação proporciona-nos múltiplos benefícios e favorece o prolongamento de uma vida mais plena e saudável.

Como é que o riso influi no nosso estado de alma? Na realidade, muitas das alterações anímicas que derivam desta ação são acompanhados de uma alteração física prévia no nosso organismo. Por isso, contamos-lhes os principais benefícios que obtemos com esta bela prática em ambos os sentidos.

Cria e liberta hormonas, como as endorfinas, que protegem o nosso sistema cardiovascular.
Tem efeitos sedativos ou analgésicos, que aliviam a dor.
Tem um efeito vasodilatador por relaxar o endotélio e melhorar a circulação do sangue, conseguindo a diminuição da pressão arterial.
Reduz as insónias, melhorando a qualidade do sono.
Torna-o jovem! Liberta a tensão acumulada tendo, portanto, um efeito rejuvenescedor.
Melhora a respiração captando duas vezes mais ar do que uma respiração normal. Com isso, aumentam os níveis de inmunoglobina A (anticorpo que combate as bactérias e infeções que atacam o sistema respiratório).
Fortalece o nosso sistema imunológico ao criar mais anticorpos.
Faz com que se sinta mais positivo e otimista, mensagem que o corpo recebe através do cérebro.
Torna-nos mais sociáveis e próximos: o riso é uma forma de convivência, de bem-estar e ajuda-nos a relativizar a realidade face a situações que possam ser mais duras ou complicadas.
Melhora o equilíbrio, dado que permite o fortalecimento dos músculos.
Praticamos a inteligência emocional com a risoterapia, dado que esta fomenta a consciência para se prestar atenção no momento e ajuda sobretudo a ultrapassar épocas de maior ansiedade ou stress.

Como se vê, o riso desempenha uma parte importante no nosso bem-estar, ajudando a sermos mais felizes e conscientes do que é saudável para o nosso organismo e o seu desenvolvimento.