Informação corporativa
  • Noticias /
  • O que é um hotel sustentável e porque é que se deve apostar neles?

Noticias Florette

O que é um hotel sustentável e porque é que se deve apostar neles?

06/10/21

É chegada a hora de preparar uma escapadela e desfrutar de alguns dias livres de descontração. Primeiramente é necessário escolher o destino, e depois disso, onde é que se vai alojar. Como é que você o escolhe? Nós propomos-lhe que dê uma oportunidade aos hotéis sustentáveis, porque, além de aproveitar os seus dias livres, também estará a promover os cuidados com o ambiente que nos rodeia. Mas, como é que pode saber se o alojamento onde se está a hospedar aposta na sustentabilidade?
- Utilizam energias renováveis: estes hotéis e hostéis optam por energias solares geradas através de painéis solares. Isto permite que se abasteçam de energia elétrica e água quente, reduzindo em grande medida as emissões de CO2.
- Reciclagem ou reutilização de resíduos: os resíduos orgânicos provenientes da comida convertem-se em adubo para ser utilizado em hortas ou em zonas ajardinadas.
- Dispõem de serviço de aluguer de bicicletas: uma ideia excelente para que os hóspedes possam descobrir a zona circundante de uma forma respeitadora do meio ambiente é de bicicleta. Por isso, muitos hotéis sustentáveis oferecem serviço de aluguer ou até mesmo o uso de forma gratuita da bicicleta para conhecerem a zona.
- Usam lâmpadas de baixo consumo: nas suas instalações utilizam lâmpadas de classe A e lâmpadas LED, o que permite a redução do consumo de energia em 80 % em comparação com as lâmpadas tradicionais. Isto não só se nota na poupança de CO2, mas também representa uma poupança económica.
- Usam materiais reciclados ou produtos biodegradáveis: estes alojamentos optam por reduzir os produtos descartáveis ou de dose única, conseguindo assim um menor uso de embalagens. Além disso, apostam em produtos de limpeza e pessoais mais naturais, o que ajuda a reduzir a contaminação das águas e do ar.
- Consomem produtos Km0: promovem o consumo de produtos locais, o que permite uma menor despesa em transportes, conseguindo assim reduzir o impacto económico e ambiental e apoiar as economias locais.
- Facilitam a recarga de carros elétricos: cada vez mais, estas hospedarias promovem o uso de carros elétricos. Daí que pessoas que procuram cuidar do meio ambiente escolham este tipo de hotéis, dado que se adaptam às suas necessidades.
- Reutilizam a água da chuva: evitam o desperdício de água e recolhem a água da chuva para lhe darem outros usos. Por exemplo, para a rega de plantas e hortas, ou até mesmo para a limpeza de superfícies.
- Promovem o uso de papel reciclado: além de pouparem energia e água de forma direta, também reduzem o consumo de recursos através de um segundo uso dado aos materiais, por exemplo, utilizando papel reciclado. Este pode ser utilizado para cartazes, documentos ou papel higiénico, permitindo poupança no consumo de madeira e, portanto, necessitando de um menor investimento de outros recursos naturais para a sua produção.
Depois de conhecer estas pequenas medidas que alguns alojamentos utilizam, esperamos que, se estiver consciencializado para o meio ambiente, também o tenha em conta na hora de escolher as suas férias. Já se alojou em algum hotel que põe estas atividades em prática? Conte-nos nos comentários.