Informação corporativa
  • Noticias /
  • O que é o Triptofano e quais os seus benefícios?

Noticias Florette

O que é o Triptofano e quais os seus benefícios?

2/03/2022

As nossas ações, pensamentos, relações e inclusivamente a nossa alimentação tendem continuamente a estar ligados à procura contínua da felicidade. Sabia que existe um aminoácido que o ajuda a sentir-se mais feliz? Trata-se do Triptofano e, tal como acontece com as vitaminas e os minerais, este aminoácido também é essencial.

Entre as principais razões pelas quais se devem incluir aminoácidos na dieta está a de o nosso corpo não ser capaz de os produzir. Este aminoácido pode ser encontrado numa vasta gama de alimentos como a carne, atum, leite, aveia, arroz, amêndoas ou banana, entre outros.

Algumas funções do triptofano:
- Produz quinurenina: outro aminoácido que ativa o sistema imunológico e protege as células nervosas.
- É fundamental para a produção de melatonina, que está relacionada com a conciliação do sono e a sua qualidade.
- É precursor da serotonina, a hormona da felicidade que também está relacionada com a tranquilidade e o prazer.
- Ajuda a produzir vitamina B3, importante para o metabolismo da energia.

A falta de triptofano no dia a dia ou uma deficiência deste podem chegar a influir significativamente no estado de espírito da pessoa. Existem inclusivamente situações em que se recomenda que se cuide do, ou se aumente o nível de triptofano.
- Insónia. A dificuldade na hora de dormir pode provocar esgotamento físico e mental. Isto pode ser ocasionado por falta de melatonina e/ou serotonina, e o segredo para possuir estas duas hormonas está no triptofano.
- Durante uma época de stress este aminoácido ajudará a controlar os níveis dos nervos.
- Em épocas de muito trabalho e esforço o seu corpo pode necessitar de uma dose extra de triptofano.

A inclusão do triptofano na dieta não implica nem garante diretamente a felicidade, mas ajuda a combater situações de stress, pode ter efeitos antidepressivos, é essencial para se manter um bom estado de espírito, é fundamental para a qualidade do sono e contribui para uma boa alimentação.