Informação corporativa

Noticias Florette

O que é o Mindfulness?

05/02/2018

"O seu corpo vive no presente. E a sua mente?" Na atualidade, o mundo avança a uma velocidade de vertigem que nos obriga a viver com pressa e estar constantemente a pensar em que é que será o próximo, sem sermos realmente conscientes do presente. A prática do Mindfulness tem como objetivo ensinar-nos a carregar no botão de pausa da rotina e tratar de pôr as nossas mentes em branco para prestar atenção ao presente. Quer descobrir o que é o Mindfulness e quais os seus benefícios?
Este novo conceito pode chegar a ser considerado uma filosofia de vida que procura viver o presente. É uma ferramenta para aprender a gerir a nossa atenção e conseguir libertar-nos das situações que nos bloqueiam, evitar pensamentos nocivos e sentir de uma maneira mais livre e consciente. A prática desta atividade tem como meta melhorar a qualidade de vida das pessoas, e não está vinculada a nenhuma religião determinada.

O Mindfulness inclui a prática da meditação, uma atividade intelectual que procura concentrar toda a nossa atenção num sentimento, objeto ou elemento e, desta forma, libertar a mente de outros pensamentos. Esta maneira de focalizar a nossa atenção tem muito a ver com o Mindfulness, e por isso também é denominado "atenção plena".

É recomendável praticá-lo durante aproximadamente meia hora por dia, embora a sua aprendizagem requeira algum tempo de prática, e no início é melhor realizar sessões mais curtas. É necessário procurar um lugar livre de barulho e com uma temperatura agradável onde poder sentir-nos cómodos e descontraídos.

Para começar a meditação, simplesmente tem que se sentar no chão, a formar um ângulo reto com as costas para facilitar a respiração e deixar os braços relaxados. Iremos começar a pôr toda a nossa atenção na própria respiração. Uma vez que estejamos imersos nela, é habitual acrescentar um mantra ou palavra curta para ajudar a relaxar. É importante visualizar na nossa mente um lugar tranquilo ou alguma imagem que nos transmita serenidade.
A meta final da meditação consiste em esvaziar a nossa mente e chegar a pô-la em branco. No início é difícil mantê-la assim durante mais de alguns segundos, mas com a prática conseguirá chegar a um estado de meditação por mais tempo.
Combinar estas técnicas de meditação e relaxação com uma boa alimentação vão ajudar-nos a viver de uma forma mais tranquila e saudável. Tão importante é cuidar a nossa mente como o nosso corpo, e ainda, recorde sempre: sem pressa, vive-se melhor!