Informação corporativa

Noticias Florette

O prato de Harvard

29/02/2020

Como seguir uma dieta saudável e equilibrada? Propomos-lhe que siga um novo padrão nutricional. Até agora conhecíamos a pirâmide alimentar, mas hoje falamos-lhe do Prato de Harvard.

Criado pela prestigiosa Universidade de Harvard, nasceu para combater as condutas nada saudáveis da população e atualmente causadoras de muitas doenças. Esta nova forma permite-nos transferi-lo mais facilmente para o nosso prato e seguir um menu mais saudável.

Em que é que o Prato de Harvard consiste? Explicamos-lhe os segredos:

1. O peso está na fruta e verdura, em vez dos hidratos de carbono. 50% do prato são compostos por vegetais, frutas e frutos secos.
2. A água, a bebida de referência. Não se consideram consumos moderados de nenhuma outra bebida. Também se limita o sumo a um copo pequeno, dado que, ingerindo a fruta desta forma, reduz as fibras naturais e aumenta o açúcar.
3. Os hidratos de carbono perdem protagonismo, tendo 25% do prato. Advoga-se o uso de farinhas integrais, que proporcionam mais energia e saciam mais.
4. Limita-se o leite e os lácteos a 1 ou 2 rações diárias.
5. As proteínas provêm do peixe, das aves, dos legumes e das nozes e diminui-se a importância das carnes vermelhas.
6. Adeus aos ultraprocessados, que desaparecem totalmente deste novo esquema.
7. Escolha das gorduras saudáveis. Devem-se escolher gorduras como o azeite e eliminar outras, como as dos ultraprocessados.

Este novo esquema nutricional permite que tenhamos o controlo das quantidades dos alimentos que consumimos diariamente e que o façamos de uma forma saudável, com todos os nutrientes necessários.

Não se esqueça de que, para ter um estilo de vida saudável, deve cuidar, tanto da dieta, como do exercício diário: No mínimo 60 minutos diários de atividade física, que proporcionará um grande benefício à sua saúde.