Informação corporativa
  • Noticias /
  • Niksen: a arte de não fazer nada

Noticias Florette

Niksen: a arte de não fazer nada

25/06/2020

Durante anos vivemos sob a pressão de fazermos com o nosso tempo algo que seja útil, que se foi transformando numa pressão para sermos constantemente produtivos. E se estes últimos meses nos ensinaram algo, é que devemos aprender a parar, para nos apercebermos do que é realmente importante.

O facto de estarmos sempre ocupados acaba num desgaste profissional e está relacionado com o stress e a ansiedade. Mas há uma solução para tudo isto, que além do exercício ou da alimentação saudável nos ajuda a relaxar: Niksen, a arte de não fazer nada.

Este conceito, Niksen, é difícil de definir, dado que é complicado explicar o que é "não fazer nada". A psicóloga Dodgen-Magee equipara o Niksen a um carro que tem o motor ligado, mas não se dirige a nenhum lado.

A ideia consiste em dedicar tempo e energia de forma consciente a fazer coisas que não tenham importância, como olhar pela janela, desligar-se. A tecnologia não facilita as coisas, dado que o telefone que levamos connosco torna continuamente impossível desligarmo-nos a sério e centrarmo-nos na inatividade.

E acontece que o facto de pararmos, de sonharmos acordados, nos torna mais criativos e nos ajuda a procurar estímulos. Aspetos que nos ajudarão a aumentar a produtividade no nosso trabalho, em vez de estarmos tão ligados, onde reduzimos o nosso rendimento.



Quais são os conselhos que o ajudam a parar?

- Procure o tempo para não fazer nada e faça-o com um objetivo em vista: após um descanso pode ser muito mais produtivo e eficaz. Detete em que momento é que a sua mente começa a parar e em que executa as tarefas de forma mais automatizada. Esse é o momento de descansar ou sair para caminhar.
- Evite a cultura da ocupação: se não estiver a fazer nada, diga-o com toda a naturalidade. Não é necessário dar explicações sobre o porquê do seu descanso ou das suas férias. Responda simplesmente: "nada".
- Reorganize o seu ambiente: escolha um espaço confortável, uma poltrona suave ou uma cama de rede no terraço, com os seus dispositivos eletrónicos afastados, para que se possa desligar.
- Pense de forma criativa: se para si o facto de estar em casa sem fazer nada for estranho ou incómodo, experimente passear no parque, um dia de Spa… Pense de forma diferente!

É quando deixa que a sua mente divague que fica mais perto da criatividade. Como procuramos sempre conseguir que o lazer se repercuta na nossa produtividade, é importante que saiba que o Niksen o ajudará a trabalhar melhor. Uma forma de recarregar baterias e de se ajudar a solucionar os seus problemas e tarefas de uma forma melhor.

Procure o seu momento; qualquer desculpa é boa para parar! E lembre-se: a vida, cultivada sem pressa, sabe muito melhor!