Informação corporativa
  • Noticias /
  • Lembramos as danças clássicas que nos encantavam na infância

Noticias Florette

Lembramos as danças clássicas que nos encantavam na infância

22/09/2022

O nosso corpo é feito para se mover! E desde crianças, tem havido algo melhor do que fazê-lo ao ritmo da música? Com as danças clássicas que toda a gente na família, na sala ou na pista de dança se sabia, era impossível não se querer juntar… Divertíamo-nos, ríamo-nos, enganávamo-nos e, embora possa acontecer que não nos lembremos dos anos em que éramos mais jovens, de certeza que atualmente se lembra de ter abanado o capacete com esta playlist que hoje lembramos. Prepare esse sorriso porque, à medida que vá lendo, vir-lhe-á à mente um milhão de lembranças … Isso aconteceu connosco!

As danças clássicas que ouvimos desde a infância. Fazemos um resumo?

1. Sou uma Chávena
Um clássico dos enganos… Quando vinha a chávena, a colher ou o garfo? Sabíamos que a panela de pressão marcava o fim, mas isso não era desculpa para deixarmos de dançar. Interpretado pelo grupo musical Cantajuego, é uma das danças preferidas nas festas infantis, graças à sua melodia rítmica que, além disso, ensina às crianças os nomes dos utensílios da casa.

2. Supercalifragilisticoespialidoso
Talvez não seja uma dança como tal, mas amiúde um trava-línguas tão divertido! Enquanto não a aprendemos, surge uma grande quantidade de variantes, e com certeza se lembra de alguma que para nos contar abaixo nos comentários. A famosa música de Mary Poppins cujos autores e irmãos Richard M. Sherman e Robert B. Sherman relataram nesta letra como podemos sair de forma airosa de situações difíceis e mudar o rumo das nossas vidas com atitude, perseverança e, porque não, esperança.

3. Antes morta que desonrada
María Isabel deu muito movimento às ancas espanholas quando interpretou este clássico pela primeira vez no Eurojunior. Um ritmo e letra fáceis de lembrar que soou durante muito tempo na televisão espanhola e que, atualmente, continuamos a lembrar.

4. Aserejé
Quem não dançou alguma vez ao ritmo das Ketchup com o clássico Aserejé? Não é uma dança muito difícil, mas estar à altura da rapidez dos movimentos é um desafio. E sobretudo, lembrar todos os passos. Para além do já clássico movimento das mãos, lembra-se de como é que continua? Convidamo-lo a experimentá-lo ao acabar de ler o artigo!

5. A Dança do Gorila
Outro clássico que os amigos de Cantajuegos nos deram há muitos anos! Desde a creche ou jardim de infância os professores punham-nos em grupo a dançá-lo em apresentações ou no nosso dia a dia. Muito divertido para estarmos com os amigos da escola a passar bons momentos!

6. Não rompas mais
Desde que em 2001 Coyote Dax nos mostrou como dançar ao ritmo de "Não rompas mais", não deixou de soar em verbenas e em qualquer celebração. E embora na realidade os passos não sejam muito complicados, sabe sempre bem uma ajuda quando um especialista se coloca em frente!

7. Baby shark
Uma música infantil sobre uma família de tubarões cuja origem é um tanto ou quanto difusa e a versão, dependendo do país onde se ouve, também difere. O que está claro é que, na Espanha, as nossas crianças sabem o estribilho de cor!
E uma coisa que se popularizou devido à pandemia foi a sua segunda versão para ajudar as crianças a aprenderem a lavar bem que as mãos. Uma alteração de letra e de título "Wash Your Hands with Baby Shark" muito divertido para este hábito cuja execução correta é tão necessária. Aceda ao vídeo clicando aqui!

8. A arca de Noé
Um dia Noé foi à selva, pôs os animais à volta dele… e a nós pôs-nos a dançar! Outro êxito dos CantaJuegos de que gostamos e que vale a pena lembrar.