Informação corporativa

Noticias Florette

Ikigai, o sentido da vida

26/11/2020

Sabe qual é o seu ponto forte, o que gosta de fazer, a sua grande paixão? De acordo com os japoneses, todos temos um ikigai, mas embora alguns ainda não o tenham encontrado, outros já o conhecem e põem-no em prática. Para os nipónicos o ikigai é o conceito que utilizam para definir a satisfação vital. "Iki" significa"vida" e "gai" pode ser traduzido como "valor", o que significa "o sentido da vida" ou "aquilo para o qual fomos chamados".

Para os naturais de Okinawa, a ilha com maior índice de pessoas centenárias do mundo, o ikigai é a razão pela qual nos levantamos de manhã. Daí que os japoneses sejam pessoas tão ativas, dado que, inclusivamente depois de se reformarem, continuam a desenvolver atividades e a trabalhar no que lhes agrada.

Esta filosofia proporciona-lhes muitos benefícios, e é um facto que se verificou que, além de viverem muitos mais anos do que o resto do mundo:

Têm menos radicais livres no sangue (responsáveis pelo envelhecimento celular) devido à cultura do chá e ao costume de ingerir apenas até se saciarem, comendo apenas 80%.
Sofrem de menos doenças crónicas (cancro ou doenças cardíacas) e menos afeções inflamatórias.
Menos casos de demência do que a média da população mundial.

Depois de ver todos os benefícios que este estilo de vida consegue nos japoneses, quer pô-lo em prática? Damos-lhe em seguida 8 conselhos inspirados nos centenários de Okinawa:

A calma como qualidade de vida
Com pressa não se chega longe. Por isso, é melhor fazê-lo calmamente mas com uma meta clara à qual se deve chegar. Isto fará com que, como diz o refrão, "Devagar se vai ao longe".

Coma sem se encher
Para uma boa saúde, é recomendável que não se coma até se ficar cheio, mas que se coma um pouco menos do que a fome que se sente. Este tipo de alimentação de "menos é mais" ajudar-nos-á a ter uma vida mais longeva.

Não se reforme, esteja sempre ativo
Não ter obrigações não significa que não se deva continuar a fazer coisas. É muito importante fazer coisas de valor, que nos encham, que sejam úteis. Isto não só nos beneficia a nós, mas também a todas as pessoas à nossa volta, às quais demonstramos que temos um sentido na vida que temos que levar até ao fim.

Faça exercício
Evitar o sedentarismo é fundamental para uma vida saudável e sem problemas. Por isso, é necessário que se mova, passeie, desenvolva as suas atividades preferidas, dado que, além disso, o exercício segrega hormonas da felicidade! Neste artigo recomendamos-lhe exercícios simples que pode praticar sem sair de casa. Não há desculpa!

Seja grato
"Obrigado" é uma palavra muito simples que faz com que só com a pronúncia da mesma a atitude se altere. Tanto em nós como no seu recetor. Não há nada mais importante do que ser grato às pessoas à nossa volta, aos desconhecidos e à vida em geral.

Sorria
Tal como agradecer, sorrir é imprescindível. Todos temos dias bons e outros nem por isso, mas um sorriso não só altera o nosso humor, mas também não prejudica emocionalmente as pessoas com as quais partilhamos a nossa atitude. Se não o fizer por si, pelo menos que seja pelos outros.


Boa companhia
Os amigos, as conversas infinitas, os risos com as anedotas do passado, os conselhos, as histórias que gostamos sempre de ouvir, etc. Os momentos que nunca nos cansamos de viver com essas pessoas ajudam-nos a evadir-nos das nossas preocupações e a notarmos que somos mais felizes do que pensamos.

Descubra o seu ikigai
Todos temos um ikigai, de forma que basta pô-lo em prática. Todos temos uma missão, pelo que é necessário seguir o sentido da nossa vida para que este funcione.

Quer encontrar o seu Ikigai? É chegada a hora de pôr em prática estas pequenas ações que lhe permitirão descobrir qual é a sua paixão e conseguir um caminho pelo qual possa conduzir a sua vida.