Informação corporativa
  • Noticias /
  • Ideias para reutilização da água da chuva

Noticias Florette

Ideias para reutilização da água da chuva

03/07/2020

Na Florette efetuamos um uso responsável da água, e é um facto que, para nós, o cuidado do ambiente é muito importante. Como é que poupamos água? No nosso caso, regamos somente quando a planta necessita e, para tal, os métodos que utilizamos são a rega por gotejamento e a rega por aspersão. Além disso, temos um sistema para a reutilização da água da chuva, pelo que aproveitamos toda a água que recolhemos para não desperdiçarmos nem uma gota.

A poupança de água e o uso responsável desta constituem uma prática que podemos implementar nas nossas casas, e que não só nos permitirá poupar até metade do consumo habitual, mas também contribuir para os cuidados com o ambiente.

É um facto que a água da chuva não contém calcário nem cloro, o que permite que seja utilizada para diferentes fins sem o receio de se danificar algo. É boa para dar banho aos animais de estimação, regar plantas e enxaguar o cabelo, porque é limpa e pura.

Quer aprender a reutilizar a água da chuva em sua casa e, desta forma, dar-lhe uma segunda vida? Contamos-lhe as nossas ideias!


1. Utilize caleiras para armazenar água.

Na Florette dispomos de um sistema que recolhe a água da chuva para podermos reutilizá-la depois nas nossas regas e cultivos. Que é que acha da instalação de um sistema de recolha de água em sua casa? Poderá armazenar a água e assim dar-lhe um uso posterior para as restantes ideias que lhe propomos.

2. Limpe com água da chuva!

Como a água da chuva não contém calcário nem cloro, pode-se utilizá-la para a limpeza da casa, para esfregar o chão, lavar o frigorífico, etc. E agora com o bom tempo, também pode lavar o seu carro com água da chuva! Pode inclusivamente dar um banho ao seu animal de estimação. Com o calorzinho, ele agradecer-lhe-á! Além de desfrutar ao fazê-lo, estará a cuidar do meio ambiente.


3. Rega e eletrodomésticos

Um dos usos que se pode dar à água que é recolhida consiste em destiná-la ao autoclismo, à máquina de lavar ou à rega do jardim. É um facto que a água da chuva pode ser destinada às atividades onde não seja necessária água potável.

Utilize o seu depósito de água e ligue-o ao seu sistema de rega ou aos seus eletrodomésticos, poderá lavar a sua roupa utilizando água da chuva e, além disso, desta forma não necessitará de amaciador. É tão benéfica que deixará as suas roupas com uma textura muito agradável. E, além disso, ajudará a reduzir o consumo de água! Dado que na máquina de lavar são necessárias grandes quantidades, com este sistema evita-se o desperdício.


Ideias perfeitas e fáceis de pôr em prática em sua casa! Cada gota conta, e todos nós podemos trabalhar para cuidarmos do nosso ambiente e continuarmos a desfrutar dele de forma responsável. Conte-nos num comentário quais as suas ideias para a reutilização da água e a poupança no consumo!