Informação corporativa
  • Noticias /
  • Ichigo-Ichie como desfrutar de cada momento

Noticias Florette

Ichigo-Ichie como desfrutar de cada momento

20/10/2020

Nestes últimos meses fomos afetados de uma forma ou de outra devido à situação em que praticamente o mundo inteiro se viu. Estes tempos de confinamento foram duros, mas serviram para aprendermos, entre outras coisas, a valorizar as coisas que considerávamos como adquiridas.

Uma coisa que pôde ajudar muitos de nós foi o facto de desfrutarmos das pequenas coisas e valorizarmos o que temos. Hoje, a partir da Florette, queremos mostrar-lhe esta curiosa técnica Japonesa; Ichigo-Ichie. Um mantra proveniente desta cultura que está relacionado com o Gaman, a filosofia asiática focada na aprendizagem de um melhor enfrentamento dos problemas.

Esta técnica tem uma série de segredos que nos podem ajudar muito nesta "nova normalidade". Uma delas consiste no ato de transformar cada momento em algo único. Isto tem origem na cerimónia do chá japonesa, em que se requer atenção plena, tendo por objetivo desfrutar e experimentar o momento em que se toma o chá através dos cinco sentidos: o sabor, o aroma, a beleza e o tato dos utensílios, os sons...

Consiste numa visão semelhante ao, mas ligeiramente diferente do famoso carpe diem (aproveita cada momento como se fosse o último). O Ichigo-Ichie tem uma componente de mindfulness que o(a) anima a desfrutar conscientemente de cada coisa que faça, inclusivamente dos aspetos mais quotidianos do seu dia.

Desfrutar do odor a café de manhã, ouvir o som do vento por entre as árvores ou sentir a água quente do duche, são pequenos momentos da nossa rotina que podemos aprender a valorizar e a desfrutar dos mesmos.

O objetivo final consiste em lembrar cada momento da nossa vida como uma oportunidade única a aproveitar e espremer ao máximo. Convida-nos a estarmos totalmente presentes no que fazemos, sobretudo com as pessoas com as quais estamos, sem nos distrairmos com redes sociais ou com pensamentos do passado ou do futuro.

Esta forma de ver e experimentar a vida pode indubitavelmente servir-nos de grande ajuda nestes momentos ligeiramente mais difíceis. Esperamos que tenha gostado e que possa fazer uso desta fantástica técnica. Diga-nos o que acha num comentário!