Informação corporativa
  • Noticias /
  • Gostaria de aprender a meditar?

Noticias Florette

Gostaria de aprender a meditar?

25/05/2018

Já tentou alguma vez meditar e não sabe muito bem por onde começar? É um exercício que pode parecer algo complexo e até místico, mas é simplesmente a prática de um estado de concentração, e qualquer pessoa pode realizá-lo. Meditando deixamo-nos fluir, esquecendo-nos do corpo e da mente, centrando-nos no aqui e no agora, conseguindo dessa forma serenidade.

Podemos interessar-nos pela meditação por diferentes motivos, seja para nos conhecermos melhor a nós mesmos, seja para encontrar tranquilidade ou refletir de uma forma descontraída. Da mesma forma que existem muitos motivos diferentes para a praticar, também há numerosas formas de o fazer. Existem técnicas para as pessoas nervosas, para aquelas que têm dificuldades para se concentrarem, ou aquelas que estão a passar por um estado emocional concreto. Cada pessoa deve encontrar qual é o método que melhor lhe funciona.

O primeiro passo consiste em decidir que quer fazer meditação, parar o que esteja a fazer para procurar o silêncio interno. Quer conhecer quatro aspetos que o vão ajudar a consegui-lo?

Procure um local tranquilo

É fundamental encontrar um sítio tranquilo onde se encontrar cómodo e estiver isolado do barulho do exterior. Desligue o televisor, afaste-se do telemóvel e retire da zona tudo aquilo que considerar que o pode distrair.

Roupa cómoda
A roupa que usar para meditar tem que ser elástica e cómoda, para evitar qualquer tipo de distração e que não lhe limite os movimentos. A roupa para praticar exercício ou dormir é de tecido frouxo e transpirável, por isso resulta idónea para este exercício.

Procure o seu momento perfeito
É normal que no início lhe custe tempo concentrar-se ou descontrair-se, por isso é importante começar nos momentos em que já se encontre relaxado, como a primeira hora da manhã. É um bom hábito praticar a meditação numa hora concreta do dia para poder criar uma rotina e fazer com que faça parte do seu dia a dia. Desta forma, irá melhorar mais rapidamente.

Encontre a posição adequada
É fundamental manter-se erguido, e vai ajudá-lo a respirar de uma maneira consciente. Coloque as pernas da forma que se sinta mais cómodo, e pode ajudar-se de uma almofada se o necessitar para se sentar no chão.

A meditação não é uma solução milagrosa, e é um processo que requer constância e paciência. Pratique-a a diário, e notará como vai sentindo e desenvolvendo um estado de calma e paz interior.