Informação corporativa
  • Noticias /
  • Existem 8 tipos de inteligência. Em qual delas é que se destaca?

Noticias Florette

Existem 8 tipos de inteligência. Em qual delas é que se destaca?

25/12/2020

Alguma vez fizeram com que achasse que não é rápido porque não é bom em matemática? Ou porque sempre lhe custou muito estudar história?
Então há algo que deve saber. Nem todas as pessoas têm desenvolvido o mesmo tipo de intelecto, e isto deve-se ao facto de existirem oito tipos, as chamadas inteligências múltiplas, e cada pessoa destaca-se numa ou em várias delas.

Quer saber qual é a sua?

Inteligência linguística: é a capacidade de dominar a linguagem e de nos podermos pôr em comunicação com os outros de forma transversal a todas as culturas. Não faz apenas referência à habilidade para a comunicação oral, mas também a outras formas de comunicar como a escrita, a gestualidade, etc.
As profissões que se destacam neste tipo são os políticos, escritores, poetas, jornalistas, atores, etc.

Inteligência lógico-matemática: define-se como a capacidade para o raciocínio lógico e a resolução de problemas matemáticos. A rapidez na resolução deste tipo de problemas é o indicador que determina até que ponto é que a sua mente está desenvolvida a nível lógico-matemático. Os cientistas, economistas, académicos, engenheiros e matemáticos costumam-se destacar neste tipo.

Inteligência espacial: também é conhecida como visual-espacial. É a habilidade que nos permite observar o mundo e os objetos a partir de diferentes perspetivas. Nesta inteligência destacam-se os jogadores de xadrez e os profissionais das artes visuais. Além dos taxistas, que necessitam de se saber localizar muito bem nas cidades onde trabalham. Os profissionais que se destacam neste tipo são os pintores, fotógrafos, projetistas, publicistas, arquitetos, profissionais criativos, etc.
Inteligência musical: certas zonas do cérebro executam funções vinculadas à interpretação e composição de música. Tal como acontece com os restantes conhecimentos, pode-se treinar e aperfeiçoar. As pessoas que se destacam nesta área são as capazes de tocar instrumentos, ler e compor facilmente peças musicais.
Inteligência corporal e cinestésica: é a habilidade corporal e motriz que necessária para manusear ferramentas ou para expressar certas emoções. Nesta destacam-se dançarinos, atores, desportistas, e cirurgiões e criadores plásticos, pois todos eles utilizam as suas habilidades físicas de forma racional.
Inteligência intrapessoal: é a que nos faculta para compreendermos e controlarmos o âmbito interno. Isto é, a capacidade de cada um para a autorregulação das emoções e do foco atencional. As pessoas que se destacam na inteligência intrapessoal são capazes de aceder aos seus sentimentos e emoções e refletir sobre estes elementos.
Inteligência interpessoal: raciocínio que permite a interpretação das palavras ou gestos, ou dos objetivos e metas de cada discurso. Esta avalia a capacidade de detetar e entender as circunstâncias e problemas dos outros. Professores, psicólogos, terapeutas, advogados e pedagogos são perfis que se destacam nesta habilidade.
Inteligência naturalista: foi a última a ser adicionada. Permite que se detetem, diferenciem e categorizem os aspetos vinculados ao ambiente, como as espécies animais e vegetais ou fenómenos relacionados com o clima, a geografia ou os fenómenos da natureza.


E você, que inteligência é que tem mais desenvolvida? Como pôde ver, nem todos nós temos o mesmo tipo de qualidades, mas isso não nos torna melhores ou piores. Mas sim que nos destaquemos noutro tipo de habilidades. Conte-nos nos comentários se tinha ouvido falar das inteligências múltiplas!