Informação corporativa
  • Noticias /
  • Dezembro, o mês do papel de presente

Noticias Florette

Dezembro, o mês do papel de presente

24/12/2020

Estamos muito perto do Natal e com ele, a chegada das luzes coloridas, das árvores de Natal, das velas e das grinaldas. Com elas também chega a época dos presentes. O amigo invisível, o Pai Natal, Os Reis Magos e o Blue Monday fazem com que o consumo de papel de presente se multiplique, chegando-se a consumir em dezembro e janeiro 18 % do que se utiliza em todo o ano, de acordo com a Associação Espanhola de Fabricantes de Massa, Papel e Cartão (ASPAPEL).

O papel e o cartão têm uma taxa de reciclagem de 80%. Por isso, haverá algo melhor do que fazer tudo o que temos ao nosso alcance para conseguirmos que todo esse papel que consumimos tenha uma segunda vida? Para tal, propomos-lhe quatro conselhos para saber o que fazer com estes resíduos.

Deposite-os no contentor azul: Desta forma, será reciclado e convertido em nova matéria-prima para se poder continuar a utilizá-lo.
Não introduza plástico ou cordas no contentor azul. Isto fará com que a reciclagem implique um maior custo e que dificulte o seu processamento.
Dobre as caixas antes de as introduzir. Assim ocuparão menos espaço e permitirão que os contentores se encham mais, sem deixarem bolsas de ar ou espaço inutilizado no seu interior.
Evite os dias principais, como o Black Friday, o Dia de Reis ou o Dia de Natal. Para ajudar os profissionais da recolha do lixo, tente armazenar as caixas e o papel durante alguns dias em casa, para que não se acumule, dificultando o seu trabalho.
Além destas pequenas ações que ajudam muito quando se trata de reciclar, se o papel ou as caixas estiverem em bom estado, pode-se dar-lhes uma segunda vida nas nossas próprias casas. Nunca tinha pensado nisso?
Pode-se utilizá-los para armazenar outras coisas ou envolver objetos que se guardam e não se quer que se estraguem.
Utilizá-los para envolver outros presentes.
Usar essas caixas ou papel para enviar pacotes de correio rápido.
Efetuar trabalhos manuais. Muitos adultos, mas sobretudo as crianças, gostam de desenvolver atividades plásticas. Por isso, os papéis de presente ou caixas são ideais, pelas suas cores e tamanhos, para se dar rédea solta à criatividade.
Que é que acha destas ideias? A partir de agora, tente pensar se os seus papéis de presente e caixas podem ter uma segunda vida. E se não a tiverem, lembre-se, deite-os no contentor azul! Outros poderão dá-la.
Na Florette, como parte integrante do nosso projeto de Iniciativas Sustentáveis, trabalhamos na redução de papel nos nossos escritórios, fomentando o uso de ferramentas digitais, utilizando papel reciclado e imprimindo nas duas faces.
E você, tem alguma iniciativa sustentável em sua casa?
Conte-nos nos comentários o que achou desta iniciativa de reciclagem!