Informação corporativa
  • Noticias /
  • Descubra tudo sobre os espargos

Noticias Florette

Descubra tudo sobre os espargos

Mmmm espargos! Este alimento é tão antigo que até aparece nas pinturas do Egipto. No séc. XX começou-se a popularizar na Espanha, e atualmente faz parte da cultura gastronómica do nosso país.

Os espargos são o rebento recém-nascido de um arbusto de folhas, chamado espargo. Embora se possam encontrar ao longo de todo o ano devido ao seu cultivo em estufa, a temporada do espargo ocorre nos meses de março, abril e maio.

É um alimento que permite uma infinidade de receitas, como a Salada Ilustrada ou a Salada de Frutas e Espargos, mas ao natural, temperados e com um pingo de azeite virgem extra também são requintados.

Pensava que o espargo verde e o espargo branco pertenciam a diferentes variedades? Apesar de existirem variedades diferentes, o que determina se o espargo é verde ou branco é o tipo de cultivo.
No caso dos espargos brancos, é-lhes impedido o contacto com a luz cobrindo-os de terra durante o seu crescimento, com uma técnica denominada amontoa. Desta forma, também se consegue uma textura mais tenra.
No caso dos espargos verdes, ou selvagens, são os que crescem de forma saliente, de forma que, ao estar em contacto com o sol, desenvolvem a clorofila. Daí a sua cor. Os espargos são interessantes do ponto de vista nutricional, dado que são antioxidantes e ricos em vitaminas e fibras.

Que é que necessita de saber sobre os espargos?
- Verdes ou brancos, a sua diferença está no cultivo.
- Grossos ou finos, o sabor é o mesmo, é uma questão de gosto!
- Frescos ou em conserva, devem-se aproveitar as temporadas para os consumir frescos, e consumir em conserva no resto do ano.
- Descascados ou não, podem ser adquiridos das duas formas, embora em conserva sejam comercializados frescos e descascados.
- Conservação: deve-se guardar em frigorífico num pano húmido ou embalagem, também os pode colocar num pote com um pouco de água e cobri-la com um saco, que não toque no espargo. Podem durar duas semanas desta forma.