Informação corporativa
  • Noticias /
  • Descubra tudo sobre o tomate

Noticias Florette

Descubra tudo sobre o tomate

10/06/2019

Alguma vez lhe perguntaram se o tomate é um fruto ou uma hortaliça? Pois, embora lhe pareça estranho, o tomate é um fruto! Foi nos Estados Unidos, no século XIX, que um comerciante, tentando evitar os impostos que os vegetais pagavam, justificou que o tomate era um fruto e não um vegetal. Finalmente, decidiu-se que o tomate era um vegetal, com a justificação de que este não era consumido como sobremesa, mas sim como ingrediente nas refeições, mas atualmente está demonstrado que, efetivamente, se trata de um fruto, visto que contém sementes.

Cerca de 95% da sua composição é água, e o resto hidratos de carbono. Proporciona cerca de 20 Kcal por cada 100 gramas, pelo que tem um contributo calórico muito baixo. Tal como acontece com os outros frutos, contém mais quantidade de açúcares simples do que outras verduras; daí o seu sabor doce.

Tem uma quantidade significativa de fibras, potássio, vitamina C, E e A e betacaroteno. Tal como contámos em "A importância das cores na nossa alimentação", o betacaroteno apresenta uma grande quantidade de benefícios para a nossa saúde. A forma como poderá beneficiar melhor das suas propriedades será depois de triturado e aquecido, dado que a sua absorção é mais simples.

Existe uma grande quantidade de variedades, mas os mais consumidos no nosso país são o Tomate Cherry, Kumato ou também conhecido como Tomate Preto, Tomate Raf, Coração de Boi, de Cacho ou Maiorquino. Não hesite em contar-nos qual é o seu tomate preferido nas nossas redes sociais!

Agora trazemos-lhes várias receitas muito simples, que se podem combinar com tomates:

Salada de Grão-de-bico com Curcuma: Se gosta de grão-de-bico, esta receita acompanhada de molho de tomate é a ideal. Saboreará um prato muito completo e cheio de energia, ao mesmo tempo que saboroso e fácil de preparar. Além disso, o toque de curcuma proporciona-lhe um sabor espetacular. Tem a coragem de experimentar?

Gaspacho Andaluz: Com esta receita poderá saborear todas as propriedades nutricionais que o tomate tem e, além disso, poderá levá-lo para onde quiser, dado que só necessitará de uma garrafa em que o possa deitar e pronto! Pode saboreá-lo como bebida e também como prato principal, visto que tem uma grande quantidade de variações. Costuma consumir este prato apenas no verão, ou também no inverno?

Cobb Salad: Uma das saladas mais divertidas, tanto pela quantidade de ingredientes que tem, como pela variedade de cores que proporcionará à sua mesa. Poderá aproveitar os benefícios, não só do tomate, mas também do abacate, ovo ou couve lombarda. É ideal para um jantar com amigos!

Como pode ver, o tomate oferece uma grande quantidade de opções para o saborear. Com qual é que ficaria? Deixe um comentário nas nossas redes sociais e conte-nos de qual é que gostou mais!