Informação corporativa
  • Noticias /
  • Descubra tudo sobre o queijo

Noticias Florette

Descubra tudo sobre o queijo

11/11/2019

Considera-se um autêntico amante do queijo? Gostamos muito de acompanhar qualquer uma das nossas receitas com algum dos mais de 3.000 queijos existentes no mundo. O queijo é um produto lácteo que é obtido do leite de mamíferos como as vacas, as cabras, as ovelhas ou as búfalas.

Embora não se saiba ao certo a data ou a origem do queijo, pensa-se que existe há mais de seis mil anos e que a sua descoberta foi totalmente acidental. Um comerciante árabe, saiu de casa montado a cavalo para ir trabalhar num dia de muito calor, levando consigo um saco cheio de leite de cabra para beber. No fim do dia, o homem apercebeu-se de que o conteúdo se tinha separado em duas partes: um líquido fino, o soro, e uma parte sólida. O calor e o movimento do cavalo propiciaram a criação do queijo. Processo que foi sendo aperfeiçoado até aos nossos dias.

Dependendo do leite, o queijo pode ser:

Queijo de vaca: costuma derivar num queijo mole, como o Emmental ou o Gouda.
Queijo de ovelha: com um sabor menos doce, tem um sabor intermédio. Costuma ser combinado com leite de vaca para se criarem queijos cremosos. O queijo Roquefort e o Manchego derivam do leite de ovelha.
Queijo de cabra: com sabor agradável, permite a elaboração de um queijo digno de ficar na memória; o queijo feta é uma das elaborações mais conhecidas.
Queijo de búfala: típico da Itália, que utiliza o leite de búfala para elaborar Mozarela de sabor doce.

Além de diferenças na matéria-prima, o queijo pode derivar noutros tipos, dependendo da elaboração:

Queijo fresco: não é curado. É submerso em salmoura e aguarda-se que o coalho faça o seu efeito. Pode ficar pronto em menos de 20 dias.
Mole: menos de um mês. Este tipo de queijo perde as suas propriedades muito rapidamente, pelo que deve ser consumido logo que possível.
Semicurado: com cura de três meses, apresenta um sabor mais potente do que os anteriores.
Curado: com um mínimo de cura de quatro meses e máximo de sete, a textura torna-se mais forte e consegue sabores mais potenciados e agradáveis.
Velho: com mais de sete meses de cura, costuma-se esmigalhar facilmente e surpreende desde o primeiro bocado.

Dos mais de três mil queijos existentes, quais é que são os mais conhecidos? Da França chega-nos o queijo brie e o roquefort; da Itália, o Parmesão, Provolone, Ricotta, Gorgonzola e Grana Padano; da Holanda o Gouda e da Dinamarca o Havarti; dos Estados Unidos o Monterrey Jack e da Espanha… não sabemos qual escolher! Mahón, Idiazábal, Cameros, Tetilla, Roncal… Gostamos muito de todos eles! Mas aquilo de que mais gostamos é de os adicionar às nossas receitas. Deixamos-lhe algumas ideias para que possa saborear o queijo em todas as suas versões:

Salada de Cereja e Queijo Brie: corte as cerejas em metades retirando os caroços. Lamine o queijo brie e adicione os dois ingredientes à Salada Mista Florette. Adicione amêndoas e tempere com creme de mel e Módena e cebola crocante. Colorida e deliciosa!

Salada de Presunto Serrano: corte o presunto serrano em tirinhas e corte o queijo curado em lascas pequenas. Prepare o vinagrete com azeite e vinagre e numa tigela adicione Mézclum Gourmet Florette, os ingredientes anteriores, pães torrados, ervas finas e o toque final, o vinagrete!

E se lhe apetecer o toque do queijo nas suas saladas, mas não tiver tempo de preparar estas receitas… Experimente a Salada Completa de Massa e Rúcula, com saboroso queijo curado. Ou se preferir o suave sabor do queijo feta, a Salada Completa Antiox é ideal para si! Sem nos esquecermos dos amantes do queijo cheddar… A deliciosa Salada Completa César American Style!

E a si, qual é o queijo que o faz ficar louco? Adiciona-o às suas receitas? Conte-nos num comentário!