Informação corporativa

Noticias Florette

Descubra tudo sobre o kiwi

21/01/2020

Basta o seu nome para sabermos que é delicioso. É um facto que o Kiwi tem um nome científico muito curioso: Actinidia deliciosa. Este fruto tem origem no noroeste da China, mas só depois da sua chegada à Nova Zelândia é que começou a ser cultivado em grande escala.

As sementes de kiwi foram levadas da China para a Nova Zelândia em 1904, e em 1950 começou a ser exportado. Como na altura este fruto não tinha um nome muito comercial, os neozelandeses chamaram-lhe kiwi, por ser muito semelhante à ave local e símbolo da Nova Zelândia.

São mais de 400 as variedades de kiwi existentes, mas as comercializadas são principalmente duas: o kiwi verde (actinidia deliciosa) e o kiwi amarelo (actidinia chinensis). O kiwi verde tem diferentes variedades:

- Hayward: a mais cultivada em todo o mundo. Pode aguentar até seis meses no frigorífico e a sua colheita tem início em novembro.
- Bruno: o seu tamanho é menor e a sua conservação também.
- Monty: a mais pequena de todas, coincide com a colheita da variedade Bruno. O seu sabor é mais ácido.

O kiwi apresenta grandes benefícios para a saúde, dado que é muito rico em antioxidantes, bom para o coração e favorece a digestão, evitando a sonolência.

Gostamos dele em salada, embora possam ser consumidos sem mais nada, além da ajuda de uma colherzinha, depois de o ter cortado a meio. Quer saber como é que o preparamos?

Salada de Kiwi e Pepino: Com algumas folhas de Salada Gourmet do Chef Florette, Pepino, Kiwi, amoras e peito de peru cozido, terá uma salada rápida e deliciosa em poucos minutos!

Salada de Abacate e Nozes com molho de Kiwi: uma forma original? Fazer um molho de kiwi para temperar a sua salada! Basta cortá-lo em brunoise juntamente com a cebola vermelha e coentros e, depois, adicionar azeite e sumo de lima.