Informação corporativa

Noticias Florette

Descubra tudo sobre o atum

21/10/2019

Sabia que a Espanha é o país líder em produção e exportação a nível europeu? Além disso, é a conserva mais consumida no nosso país. Será porque o atum é o complemento ideal para qualquer receita?

O atum é fonte de proteínas e é por isso que já desde tempos remotos era preparado em salgas para ser conservado. Também era cozinhado no fogo para diferentes receitas da época.

De um modo geral, costuma-se consumir o atum em lata de conserva, mas historicamente existiram diferentes processos para a sua conservação:

Secagem: expor pedaços de atum limpos ao sol para o desidratar, procurando eliminar a atividade micro-orgânica.
Defumado: tratar as partes limpas com fumo de madeiras não resinosas, como o louro, para desidratar o peixe.
Salga: após uma prensagem que elimina a água utiliza-se o sal, ou a salmoura muito concentrada.
Escabeche: depois de uma cozedura, conserve-o em vinagre.
Conserva enlatada: o atum é cortado com serras mecânicas, cozido e introduzido nas latas. Depois adiciona-se óleo ou o tipo de conservação antes de as fechar hermeticamente.

Mas, sabe realmente distinguir um atum claro de um atum branco? O atum branco é conhecido como Atum-voador, tem mais sabor, um tom mais branco e a sua textura é mais suave. Pelo contrário, o atum claro é de cor mais avermelhada e a sua textura não é tão fina, embora tenha igualmente um sabor requintado. Ambos são muito nutritivos!

Tal como lhe adiantámos, o atum parece-nos um complemento ideal para qualquer receita, como a Salada de Atum e Milho, o Tártaro de Atum ou Salada Tropical de Ananás, Queijo de Cabra e Atum. E você, como é que gosta de combinar o atum? Conte-nos num comentário!