Informação corporativa
  • Noticias /
  • Descubra tudo sobre o agrião

Noticias Florette

Descubra tudo sobre o agrião

O agrião é uma planta aquática ou semiaquática que de forma silvestre se pode encontrar em riachos e correntes pouco profundos. Também é conhecida como agrião de água, escudinha ou mastruço de água. As suas folhas têm uma cor verde escura e um sabor muito peculiar, aproveitando-se desde as suas folhas até aos seus rebentos e às suas flores.

É considerada como uma planta originária da Europa e foi muito utilizada ao longo da história para diferentes fins. Em gastronomia, por exemplo: os persas consideravam que era um alimento muito benéfico para as crianças. Eram-lhe atribuídas numerosas propriedades medicinais e foi utilizado ao longo da história como remédio para a queda do cabelo e os gregos até lhe atribuíam propriedades afrodisíacas.

Atualmente, o seu uso mais comum é como ingrediente em saladas, mas pode ser igualmente utilizado em cremes, molhos, caldos, tortilhas ou sopas. O aspeto mais destacável do seu sabor é o seu leve toque picante, semelhante ao da mostarda.

Se depois de descobrir a versatilidade deste alimento tiver vontade de o incluir na sua cozinha, propomos-lhe alguns pratos fáceis e simples, com que poderá saborear este delicioso ingrediente. Em primeiro lugar, uma Salada de Agriões combinada com abacate, romã e salmão. Por último, poderá temperá-lo com um pingo de azeite e vinagre de Módena a gosto.

Se gosta de pratos de colher, propomos-lhe um delicioso creme de Agriões. Só necessitará de agriões, batata, alho-porro, caldo vegetal, um bocadinho de noz-moscada e um pingo de azeite. Será um creme que poderá saborear, tanto frio como quente.

Por último, lembremos a deliciosa Salada de Agriões e beterraba que lhes trouxemos há pouco e com a qual poderá saborear uma mistura de sabores muito surpreendente. Para tal, necessitará de beterraba, tomate chucha, 1 saco de Agriões Florette, queijo parmesão e temperar a gosto com azeite e vinagre.

Verá que é um alimento muito completo e que poderá utilizar em muitos pratos. E você, com que é que gosta de fazer acompanhar o agrião? Atreva-se e conte-nos nas nossas redes sociais!